alimentos ricos em boro

Boro: para que serve esse mineral e por que ele deve estar presente na sua dieta

O boro pode não ser tão popular quanto o cálcio e o ferro, por exemplo; mas esse mineral tem grande importância na alimentação do dia a dia.

É de conhecimento comum que os minerais são altamente importantes para o nosso bem-estar. Essas substâncias possuem a responsabilidade de desempenhar várias funções vitais para o nosso corpo. Enquanto alguns são super populares - como cálcio, ferro, magnésio ou potássio, por exemplo - outros acabam sendo frequentemente deixados de lado. Este é o caso do Boro: mineral essencial para o organismo, que deve estar diariamente presente em nossa alimentação.

Benefícios da ingestão de boro

Conheça os principais benefícios que a ingestão regular de Boro pode proporcionar a você.

Auxilia na absorção de outros minerais

mulher tomando cápsula

 

Assim como a vitamina C tem papel indispensável na absorção de Ferro pelo corpo, o Boro desempenha a mesma função com o Cálcio, Magnésio e o Fósforo. O Boro acaba sendo um facilitador que permite que o seu organismo aproveite os benefícios proporcionados por outros minerais.

Dessa forma, ainda que de maneira indireta, o Boro auxilia no fortalecimento dos ossos e dentes, contribui para evitar doenças cardiovasculares e também para a produção de energia.

Aumenta a produção de hormônios como estrogênio e testosterona

mulher forte

 

Outro benefício correlato a ingestão regular de Boro é que ele pode contribuir para potencializar a produção dos hormônios estrogênio (feminino) e testosterona (masculino). No entanto, é importante ressaltar que o consumo do mineral auxilia apenas as pessoas que sofrem com deficiência destes hormônios.

Contribui para o alívio dos sintomas da menopausa

mulher de meia idade

 

A menopausa acontece por meio da redução da produção de estrogênio. Dessa forma, é evidente que o consumo de alimentos ou suplementação ricos em Boro auxilia no alívio dos sintomas advindos dessa fase na vida da mulher. Além disso, a menopausa também pode acarretar problemas no sono e fortes ondas de calor. Tendo em vista que o Boro atua como um facilitador na absorção de outros minerais, a tendência é que seu consumo alivie estes efeitos; bem como as dores menstruais e os sintomas da TPM.

Auxilia na prevenção da artrite e osteoporose

ossos

 

Artrite é a inflamação das articulações, que pode ser decorrente de vários fatores. De maneira geral, ossos saudáveis e fortes não costumam sofrer com esse tipo de problema. O Cálcio não é o único mineral existente responsável por fortalecer essa parte do nosso corpo. O Boro também deixa a parte óssea mais resistente, o que significa que ele ajuda na prevenção de artrite e osteoporose. É importante reiterar que os hormônios que citamos acima (estrogênio e testosterona) também ajudam na calcificação - e portanto, o mineral é indispensável para evitar o sofrimento com doenças ósseas.

Alimentos ricos em boro

abacate

 

Assim como é comum nos outros minerais, o Boro é fortemente presente em alimentos do reino vegetal. Alguns alimentos merecem destaque, como é o caso do abacate, maçã, pêra, uva vermelha e kiwi. As leguminosas - como feijão e lentilha, e oleaginosas como nozes e outros cereais integrais - podem ser considerados, igualmente, bons exemplos de alimentos ricos em Boro.

Para a felicidade de todos os apaixonados por açúcar, é possível acrescentar também à lista, o chocolate. Batata, leite, café e mel também merecem um lugar de destaque.

Como você deve ter percebido, esse mineral está muito presente na nossa dieta, e por isso é tão difícil sofrer com deficiência de Boro. Ainda assim, é preciso ficar atento e sempre priorizar uma alimentação variada e rica em diversos nutrientes.


Fontes:


Conquiste sua vida


UOL

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.