Mulher respirando com paisagem ao fundo

Respiração consciente: o que é, como e porque praticar?

Ainda que ela passe despercebida na maioria dos nossos dias, é possível dar mais atenção à respiração para melhorar o funcionamento de várias áreas do nosso corpo.

A prática de controle da respiração nos permite pensar com mais clareza, visto que nos induz a concentrar no momento presente; evitando distrações. Conheça a respiração consciente e saiba mais sobre os benefícios que ela pode trazer.

O que é a respiração consciente?

Já percebeu que a respiração cria uma ponte entre corpo e mente? Quando estamos ansiosos ou nervosos por algo, nos remetemos imediatamente à respiração para controlar os sentimentos. Essa pausa para direcionar nosso foco à respiração é um exercício de respiração consciente. 

Além da função fisiológica e da melhora do bem-estar, a respiração vai te ajudar bastante na sua jornada de meditação, uma vez que esta prática faz parte da técnica de Mindfulness (atenção plena).

Benefícios da respiração consciente

Mulher sentada em campo meditando

 

Respirar é um ato involuntário que mantém nosso corpo em atividade, por isso, a maior parte do tempo o ato passa despercebido por nós. Porém, técnicas de respiração consciente trazem inúmeros benefícios à saúde, como:

1 - Redução do estresse

A respiração consciente te ajuda a controlar e evitar picos de estresse, controlando seu cortisol e permitindo que você se mantenha plena(o) mesmo nas adversidades. 

2 - Relaxamento mental e corporal

Quando você passa a se concentrar na respiração, parece que tudo ao seu redor dá um “pause” e você tem mais consciência do seu corpo e mente. Automaticamente vem uma gostosa sensação de relaxamento.

3 - Desenvolvimento da concentração e do foco

Aumente até o poder da sua memória com a prática da respiração consciente. Foco e concentração também acabam sendo beneficiados neste processo.


4 - Diminuição da pressão arterial

Se você diminui seu estresse com a prática da respiração consciente, automaticamente sua pressão arterial também tende a diminuir.

5 - Alívio da ansiedade

A respiração consciente pode ajudar até como paliativo em crises de pânico e ansiedade.

6 - Aumento da sensação de paz e equilíbrio

Essa aqui dispensa explicações, né? Quem não quer um pouco mais de paz na vida?

7 - Melhora a qualidade do sono

Se você sofre com insônia ou sono intermitente, coloque já em prática a respiração consciente e pare de contar carneirinhos! Caso tenha muita dificuldade, existem suplementos à base de L-triptofano, magnésio e vitamina B6 que podem ajudar.

Como praticar a respiração consciente?

Menina sentada meditando

 

Agora que você já entendeu que a prática traz bastantes benefícios, entenda já como inserir a respiração consciente na sua rotina.

1 – Adhama Pranayama

A respiração tem o poder de desencadear uma série de emoções em nosso corpo. Com a prática da meditação guiada Adhama Pranayama você aprende a administrar melhor esses sentimentos, tornando sua respiração mais lenta e abdominal.

Existem vídeos no Youtube que ensinam a técnica de forma facilitada. 

2 – Samavritti Pranayama

Essa técnica é muito indicada para pessoas que querem aprender a meditação. Também conhecida como “respiração quadrada” ou “respiração igual”, é ótima para quem precisa relaxar e reduzir o estresse. 

Você irá inspirar para uma contagem até quatro, então irá exalar o ar também para uma contagem até quatro. Formando mentalmente um quadrado. Você também encontra alguns vídeos no Youtube para aprender melhor a prática.

Inserindo na rotina

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre respiração consciente e seus benefícios, que tal pôr a técnica em prática? Separe alguns minutinhos do seu dia, de preferência em local calmo, sem barulhos e interferências para começar.

No início pode até parecer confuso, mas uma meditação guiada pode ajudar bastante!



Fontes:

Zen

Minha Vida

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.