Respiração consciente: o que é, como e porque praticar?
Ainda que ela passe despercebida na maioria dos nossos dias, é possível dar mais atenção à respiração para melhorar o funcionamento de várias áreas do nosso corpo.
A prática de controle da respiração nos permite pensar com mais clareza, visto que nos induz a concentrar no momento presente; evitando distrações. Conheça a respiração consciente e saiba mais sobre os benefícios que ela pode trazer.
O que é a respiração consciente?
Já percebeu que a respiração cria uma ponte entre corpo e mente? Quando estamos ansiosos ou nervosos por algo, nos remetemos imediatamente à respiração para controlar os sentimentos. Essa pausa para direcionar nosso foco à respiração é um exercício de respiração consciente.
Além da função fisiológica e da melhora do bem-estar, a respiração vai te ajudar bastante na sua jornada de meditação, uma vez que esta prática faz parte da técnica de Mindfulness (atenção plena).
Benefícios da respiração consciente
Respirar é um ato involuntário que mantém nosso corpo em atividade, por isso, a maior parte do tempo o ato passa despercebido por nós. Porém, técnicas de respiração consciente trazem inúmeros benefícios à saúde, como:
1 - Redução do estresse
A respiração consciente te ajuda a controlar e evitar picos de estresse, controlando seu cortisol e permitindo que você se mantenha plena(o) mesmo nas adversidades.
2 - Relaxamento mental e corporal
Quando você passa a se concentrar na respiração, parece que tudo ao seu redor dá um “pause” e você tem mais consciência do seu corpo e mente. Automaticamente vem uma gostosa sensação de relaxamento.
3 - Desenvolvimento da concentração e do foco
Aumente até o poder da sua memória com a prática da respiração consciente. Foco e concentração também acabam sendo beneficiados neste processo.
4 - Diminuição da pressão arterial
Se você diminui seu estresse com a prática da respiração consciente, automaticamente sua pressão arterial também tende a diminuir.
5 - Alívio da ansiedade
A respiração consciente pode ajudar até como paliativo em crises de pânico e ansiedade.
6 - Aumento da sensação de paz e equilíbrio
Essa aqui dispensa explicações, né? Quem não quer um pouco mais de paz na vida?
7 - Melhora a qualidade do sono
Se você sofre com insônia ou sono intermitente, coloque já em prática a respiração consciente e pare de contar carneirinhos! Caso tenha muita dificuldade, existem suplementos à base de L-triptofano, magnésio e vitamina B6 que podem ajudar.
Como praticar a respiração consciente?
Agora que você já entendeu que a prática traz bastantes benefícios, entenda já como inserir a respiração consciente na sua rotina.
1 – Adhama Pranayama
A respiração tem o poder de desencadear uma série de emoções em nosso corpo. Com a prática da meditação guiada Adhama Pranayama você aprende a administrar melhor esses sentimentos, tornando sua respiração mais lenta e abdominal.
Existem vídeos no Youtube que ensinam a técnica de forma facilitada.
2 – Samavritti Pranayama
Essa técnica é muito indicada para pessoas que querem aprender a meditação. Também conhecida como “respiração quadrada” ou “respiração igual”, é ótima para quem precisa relaxar e reduzir o estresse.
Você irá inspirar para uma contagem até quatro, então irá exalar o ar também para uma contagem até quatro. Formando mentalmente um quadrado. Você também encontra alguns vídeos no Youtube para aprender melhor a prática.
Inserindo na rotina
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre respiração consciente e seus benefícios, que tal pôr a técnica em prática? Separe alguns minutinhos do seu dia, de preferência em local calmo, sem barulhos e interferências para começar.
No início pode até parecer confuso, mas uma meditação guiada pode ajudar bastante!
Fontes: