alimentos com vitamina E

Vitamina E: para que serve, benefícios e fontes

Também chamada de tocoferol, a vitamina E é um nutriente lipossolúvel que tem como principal função a ação antioxidante.

As folhas verde-escuras e oleaginosas são alguns alimentos ricos em vitamina E, o nutriente que merece destaque por sua ação antioxidante e anti-inflamatória -  que impede o envelhecimento precoce das células do organismo.

Isso culmina na proteção e prevenção do surgimento de rugas na face e reduz o risco de desenvolvimento de doenças graves como câncer e Alzheimer. Saiba mais sobre o nutriente continuando a leitura.

O que é a vitamina E?

vitamina E

 

Também conhecida como tocoferol, é um componente lipossolúvel cuja principal função no organismo é a ação antioxidante.

Nosso corpo não é capaz de sintetizar (produzir) a vitamina E, portanto, sua ingestão se faz necessária por meio da alimentação ou suplementação.

O Imuni Simple, é uma vitamina composta de extrato de própolis verde e Zinco, cuja formulação contempla a vitamina E. O suplemento detém uma extensa lista de benefícios, dentre eles: aumenta a imuno-competência e a resistência do organismo a doenças causadas por agentes externos e internos (como vírus fungos e bactérias); possui alto poder antioxidante e anti-inflamatório; auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres; auxilia na absorção de cálcio e fósforo e ajuda na manutenção de ossos e dentes.

Para que serve a vitamina E?

comidas com vitamina E

 

Uma de suas principais funções é proteger o corpo dos efeitos dos radicais livres, dadas suas propriedades antioxidantes. Os radicais livres são responsáveis pelos danos causados às nossas próprias células, e, devido a isso, com o tempo vamos envelhecendo.

Esse processo reduz o risco do surgimento de doenças como câncer e Alzheimer.

A vitamina E é responsável também por auxiliar na modulação da arteriosclerose -  fundamental para evitar doenças cardiovasculares como o infarto.

Também é de grande importância na prevenção do aparecimento da esteatose hepática,  vulgarmente conhecida como gordura no fígado.

O que a falta de vitamina E pode causar?

olhar de mulher ruiva

 

A deficiência de vitamina E não é comum, mas pode ser provocada por algum distúrbio ou intercorrência que impeça a boa absorção de gorduras. A principal consequência da falta de vitamina E é o envelhecimento precoce de todas as células do corpo, o que pode provocar:

  • doenças neuromusculares (como Síndrome de Guillain-Barré,distrofias musculares, fraqueza); 
  • problemas neurológicos; 
  • anemia; 
  • retinopatia (lesões não inflamatórias na retina); 
  • diminuição da resposta imune do organismo; 
  • queda de cabelo.

Como dissemos anteriormente, a deficiência de vitamina E também pode corroborar para o aparecimento de doenças crônicas como câncer, problemas cardiovasculares e Alzheimer.

A vitamina E é boa para a pele, cabelos e unhas?

mulher segurando os cabelos

 

Sim, porém, não sozinha. Ela auxilia na reparação dos danos e na reconstrução dos tecidos. Junto a outros nutrientes como o selênio, torna-se responsável por melhorar e fortalecer as unhas e cabelos.

Na pele, o efeito antioxidante da vitamina E atua prevenindo o envelhecimento precoce da cútis, melhorando a tenacidade e reduzindo rugas e linhas finas de expressão. O nutriente também melhora a hidratação da região. Nestes casos, a indicação pode ser feita para uso tópico ou sistêmico.

Alimentos ricos em vitamina E

alimentos com vitamina E

 

Como é uma vitamina lipossolúvel, é facilmente encontrada em óleos e gorduras. Suas principais fontes são: 

  • vegetais verde-escuros (espinafre, couve, rúcula, agrião); 
  • semente oleaginosas; 
  • óleos vegetais; 
  • gérmen de trigo.

A vitamina E também está presente em alguns alimentos de origem animal, como fígado e ovo.

Qual a quantidade recomendada de ingestão diária de vitamina E?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que sejam ingeridos 15 mg do nutriente todos os dias. No caso de suplementação alimentar, a quantidade não deve ultrapassar os 150 mg diários.

Quanto mais balanceada a alimentação e rica em frutas e hortaliças, gorduras boas, fibras e carnes magras, maiores as chances de manter as quantidades de vitamina E em dia.

Superdosagem de vitamina E

dor de cabeça

 

Os casos de superdosagem são raros, mas, podem acontecer quando há a combinação de uma alimentação rica no nutriente e o uso de suplementação concomitante. Os sintomas da superdosagem da vitamina E incluem:

  • náuseas; 
  • dor de cabeça; 
  • fadiga; 
  • alterações na coagulação sanguínea; 
  • palpitações; 
  • diarreia; 
  • flatulência.

Benefícios da vitamina e para os homens

A vitamina E é uma excelente aliada na fertilidade masculina. Seu efeito antioxidante se estende aos espermatozoides no intuito de protegê-los da ação dos radicais livres e evitar sua degradação. Bons níveis de vitamina E ainda garantem aos homens uma produção adequada de hormônios envolvidos na fertilidade masculina.

 

 

Fontes:


Nutritotal


Tua Saúde


Viva Bem

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.