As 5 melhores vitaminas e minerais para aumentar sua imunidade
As vitaminas têm papel muito importante em várias funções corporais - especialmente no aumento da imunidade. Mas quais as principais vitaminas que devemos ingerir e como obtê-las?
Nosso sistema imunológico é formado por um conjunto de células que tem a função de proteger o corpo contra a invasão de micro-organismos ou qualquer outra substância nociva. De encontro a isso, o papel da alimentação também é manter esse sistema imune funcionando de acordo, fornecendo os nutrientes necessários para modular suas respostas.
O papel das vitaminas no sistema imunológico
As vitaminas e minerais fazem parte do grupo de nutrientes que auxiliam na manutenção do sistema imune.
Podemos elencar como os micronutrientes mais estudados devido à sua atuação direta no sistema imune: o zinco, o selênio e as vitaminas A, C e D.
Atingir os níveis adequados de ingestão dessas vitaminas é ainda mais difícil na população idosa, o que é considerado preocupante dada sua fragilidade à agentes virais e infecciosos. Os fatores que corroboram para essas carências são principalmente: consumo de dietas desbalanceadas devido a dificuldades de renda, isolamento e aquisição e preparo da comida; sensação de sede diminuída e menor ingestão de líquidos; próteses dentais mal ajustadas, que dificultam a mastigação; redução na capacidade de digerir os alimentos; diminuição da absorção de minerais e vitaminas pelo organismo e etc..
5 Melhores Vitaminas e minerais para aumentar a imunidade
Chegou a hora de conhecer (e apostar!) nas vitaminas que mais contribuem para manter sua imunidade alta e seu corpo saudável, afinal, não são apenas os idosos que precisam de cuidados:
Zinco
Protagonista na manutenção da imunidade, o zinco está presente em carnes, frutos do mar, fígados e vísceras, peixes, ovos ou cereais integrais. Por ser muito popular em carnes ou derivados de origem animal, é muito comum que vegetarianos tenham dificuldades em manter suas taxas de zinco dentro da normalidade, bem como os idosos que possuem diminuição no paladar.
Vitamina A
Em meio a sua extensa lista de benefícios, a vitamina A auxilia na modulação da imunidade. Na natureza é encontrada sob a forma de retinol ou carotenoides. As principais fontes de vitamina A são o fígado e os óleos de fígado de peixe. Já os carotenoides se encontram em vegetais de cor alaranjada ou verde escura.
Vitamina D
Muito conhecida por sua ação nos ossos, a vitamina D também atua diretamente no sistema imune. A principal forma de obtê-la é por meio da exposição solar, que torna possível sua sintetização. No entanto, está presente em pescados, óleos naturais de fígado de peixes, alimentos fortificados e suplementos.
Selênio
Popular pelas suas funções antioxidantes, o selênio também possui atuação imunológica - já que participa do controle de radicais livres. O alimento mais rico em selênio é a castanha-do-Brasil (ou castanha do Pará) - e apenas uma unidade é suficiente para alcançar a cota diária.
Vitamina C
Quem nunca usou uma vitamina C como antigripal que atire a primeira pedra. Importante antioxidante, essa vitamina é amplamente estudada pelo seu papel terapêutico em doenças respiratórias, ainda que não tenhamos conclusões sobre sua eficácia. Em relações a gripes comuns e resfriados, calcula-se que seu uso pode encurtar os episódios de ambos os males. Frutas cítricas como laranja, acerola e limão são ricas em vitamina C.
Dicas para aumentar a imunidade rapidamente
A pessoa que precisa dar um UP na imunidade deve, via de regra, manter hábitos saudáveis - e isso inclui a alimentação balanceada. Vale apostar nos alimentos que indicamos anteriormente - não só quando estiver doente, mas de forma regular e preventiva.
Exercícios são super bem-vindos, pois melhoram a saúde de forma geral, assim como a higiene do sono e a ingestão de água (hidratação).
Evitar o consumo de substâncias como cigarro e álcool também é uma boa pedida, assim como o contato demasiado com poluição.
Dê um chega pra lá nos fast foods - esses alimentos têm baixo valor nutricional e são ricos em calorias e gorduras trans. Praticar uma alimentação balanceada com mais alimentos in natura é a melhor saída para garantir o aporte diário de vitaminas e minerais.
Por fim, evite tomar remédios sem a devida indicação médica. Se for comprar suplementos para melhorar a imunidade, verifique a procedência, pesquise sobre a marca e consulte as avaliações de outros usuários.
Fontes: