alimentos saudáveis

Formas inteligentes e saudáveis de fazer lanches ao trabalhar em casa

Já foi a época em que você usava a desculpa de que comia junk food por não ter nada em casa, né? Hoje existem alternativas fáceis, rápidas e muito saudáveis para fazer um lanchinho no conforto do lar sem ter que colocar a saúde em risco.

Para fazer escolhas saudáveis na hora dos lanches é indispensável ter boa organização, otimização do tempo e priorizar alimentos de qualidade. Dessa forma, você evita ultraprocessados, muito calóricos e industrializados.

Mas você sabe quais os cuidados que deve ter? O que considerar na hora de montar suas refeições? Se você ainda tem dúvidas ou se sente meio perdido, anota aí!

8 formas de fazer lanches inteligentes ao trabalhar em casa

abacate

 

Bom, primeiro você deve ter ciência de que planejamento é TU-DO. Não adianta você querer se alimentar de forma saudável quando a fome bater sem nem ter nada em casa. Em vários momentos é necessário se programar previamente para pré-preparar alimentos - até mesmo dias antes, além de sempre estar buscando novas receitas para variar o cardápio e evitar de “enjoar” das opções.

Dito isso, se liga nas 8 dicas que separamos para você que certamente vão te ajudar no preparo diário.

1 - Comece definindo um plano semanal de lanches inteligentes

lanche saudável

 

Tire um tempinho do seu final de semana para planejar as possibilidades que serão consumidas de segunda a sexta-feira. Deixar para decidir na hora é arriscado, pois você pode acabar fazendo escolhas erradas. 

Sendo assim, pare um tempinho e liste as receitas que mais lhe agradam, criando uma verdadeira lista a ser seguida. Depois, analise quais alimentos são fáceis de preparar e quais demandam mais atenção. Dessa forma você começa a esboçar um primeiro cardápio, mencionando o que você vai comer na segunda, na terça e assim por diante.

2 - Deixe algumas opções pré-preparadas

lanche saudável

 

Com seu menu em mãos, é hora de pensar em como dar o próximo passo: o que pode ser feito “na hora” e o que precisa de mais antecipação. 

Identifique se existem frutas que podem ser previamente descascadas e cortadas, se há massas (panquecas, macarrão) que podem ser feitas e armazenadas antes, quais alimentos podem ser picados, o que pode ser temperado etc..

Veja tudo o que pode ser adiantado e inicie essa preparação. Por mais que essas atividades levem 10 minutos, no dia a dia pode fazer uma baita diferença. 

3 - Esconda os alimentos industrializados e fáceis

produtos alimentícios

 

Quanto menor o contato visual com os ultraprocessados, menor a lembrança e a intenção de consumi-los.

4 - Escolha o momento e o local de fazer os lanches em casa

mulher comendo salada

 

Não adianta investir em lanches super bem preparados se você os consome frente ao computador ou televisão. Assim você nem percebe a mastigação, sabor e textura do alimento - comendo mais rápido do que deveria e aumentando as chances de não se sentir satisfeita.

Aproveite a hora do lanche para degustar - faça uma pausa no expediente e esfrie os pensamentos, focando apenas na comida.

5 - Foco nas frutas e proteínas

proteínas

 

Além de super gostosos e nutritivos, as frutas e as proteínas são opções que não exigem muito tempo de preparo. Comece decidindo qual fruta e qual proteína você combinará na sua preparação (ovo, chia, carne magra etc.). Dessa forma, você cria um cardápio bem diversificado e equilibrado. Seguem alguns exemplos:

  • Mamão com chia;
  • Ovo com banana;
  • Frango com uva de sobremesa.

6 - Troque o pão branco por opções integrais ou feitas a base de batata doce.

pão integral

 

Dê um chega-pra-lá nos alimentos que são feitos a base de farinha branca. Eles não têm tanto valor nutricional. Você pode fazer panquecas de aveia, batata doce ou tapioca. Além disso, também existem bons pães integrais por aí.

7 - Opte por preparações que não necessitem cozimento

pate de atum

 

Isso é uma mão na roda! Ao invés de investir tempo cozinhando alimentos, que tal optar por alguns que não demandem tanto preparo? O ovo cozido é uma boa, mas, também pra usar atum em lata - é só abrir o potinho e comer!

8 - Não esqueça das fibras

chia

 

Sempre opte por alimentos ricos em fibras. Elas são indispensáveis para manter o organismo saciado por mais tempo e auxiliar no bom funcionamento do intestino. Dessa forma, fica “menos difícil” manter ou baixar o peso corporal. 

Alimentos integrais são ricos em fibras, como pães, aveias e massas integrais. Vale incluir vegetais no preparo, além de sementes de chia e linhaça. Assim você terá uma alimentação muito mais saudável e conseguirá preparar lanches inteligentes ao trabalhar em casa.

E se ainda assim você tiver alguma recaída para os docinhos, nós podemos ajudar. O Slim SImple é uma vitamina feita com ingredientes 100% naturais que inibem a vontade por doces e aumentam a sensação de saciedade - ajudando no controle dos níveis de colesterol, triglicerídeos e peso corporal. Além disso, suas fibras auxiliam na regulação do trânsito intestinal, evitando constipações e o famoso “intestino preso”.


 

 

Fontes:

Nada Frágil

Vigilantes do peso

Fit Urban

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.