Colher com psyllium

Psyllium: o que é, para que serve e como utilizar?

Muito conhecida por seus efeitos laxativos, ela possui diversos benefícios, como ajudar a equilibrar os níveis de colesterol e a saúde do coração.

O que é o Psyllium?

Psyllium é uma fibra solúvel originária da planta Plantago ovata, também chamada de isphagula. Muito famoso por seu efeito laxativo, o psyllium possui uma extensa lista de benefícios que vão desde auxiliar a normalizar os níveis de colesterol a ajudar na saúde do coração e intestino.

Para que serve o Psyllium?

Mulher sentada no vaso sanitário

O psyllium é muito utilizado como um laxante natural, especialmente nos casos em que se faz necessária uma “intervenção” para regulação intestinal. Como ele é super rico em fibras, ele otimiza o fluxo do intestino e transporta toxinas e resíduos através do cólon para fora do organismo, sem causar desconfortos como os laxantes convencionais.

A fibra esponjosa reduz o apetite, melhora a digestão e desintoxica o corpo. Ele é pobre em outros nutrientes e contém apenas uma pequena quantidade de cálcio e ferro, e é isento de gordura e proteína.

Benefícios do Psyllium

1 - Ajuda no controle da glicemia

Suas fibras auxiliam no retardo da absorção dos carboidratos, o que permite um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue e a prevenção de picos de insulina.

De acordo com um estudo publicado em 2012 na revista científica Molecular Nutrition and Food Research, alimentos enriquecidos com psyllium podem ajudar a reduzir a glicemia de forma significativa. 

2 - Ajuda na manutenção dos níveis de colesterol

Numerosas pesquisas afirmam que o consumo de psyllium pode atuar na diminuição do risco de doenças cardíacas.

Psyllium melhora os níveis lipídicos reduzindo o colesterol ruim, o LDL, de acordo com uma pesquisa publicada em 2005 na revista Nutrition Noteworthy da Universidade da Califórnia.

3 -  Melhora o trânsito intestinal

Por manter os movimentos intestinais regulares, o psyllium ajuda na prisão de ventre, hemorróidas e fissuras anais. 

Ele também tem sido aplicado no tratamento de Síndrome do Intestino Irritável e Doença de Crohn.

4 - Reduz a pressão arterial

Estudos de 2007 publicados na revista Clinical and Experimental Hypertension, comprovam que, além de baixar a pressão arterial, o psyllium pode auxiliar no controle do peso, redução da glicemia de jejum e níveis de insulina.

5 - Ajuda na perda de peso

Como dissemos, a fibra absorve bastante líquido, dobrando de tamanho e aumentando a sensação de saciedade após a ingestão. 

A recomendação é que se ingira o psyllium cerca de 30 minutos antes das refeições com água, desta forma, ele terá tempo de expandir no estômago e cumprir seu papel.

Como utilizar o Psyllium de maneira correta?

A quantidade recomendada para ingestão é de uma colher de sopa por dia, o equivalente a 9 gramas. É possível consumir sua versão em cápsulas, usualmente com 500 mg cada; sendo assim, seria necessário tomar entre 7 e 8 cápsulas ao dia.

Compre sempre o psyllium puro: sem adoçantes ou outros aditivos; e tenha cautela para não usar em demasia para evitar constipação intestinal, dor abdominal e gases.

Dicas para melhorar os resultados

Mulher bebendo água

 

O mais importante é não esquecer da hidratação! Como toda fibra, é necessária a ingestão de água para garantir a eficácia e evitar prisão de ventre e intestino ressecado. Algumas pessoas podem ser alérgicas - mas isso é muito raro. No entanto, observe se seu corpo dá algum sinal após a ingestão da fibra. 

Gestantes e lactantes não devem consumir o produto (exceto por orientação profissional), assim como crianças. O mesmo vale para pessoas em condições delicadas de saúde.

Obviamente, além da hidratação, é necessário manter uma dieta balanceada - especialmente se o objetivo for controle de peso - assim como a prática regular de exercícios físicos. 

19 comentários

Tomando psyllium preciso fazer dieta ou somente diminuir nas refeições a quantidade?

Lilian

Como usar psyllium numa massa com farinha integral, tipo panqueca, bolos?

Solange cunha

Boa noite,
Gostaria muito de começar a usar a fibra mas preciso saber se tem risco pra quem é transplantado renal.
Agradeço se puderem responder.
Obrigada.

Sandra

Quem tem MARCOPASSO pode consumir esse produto ?

Quem tem MARCOPASSO pode consumir esse produto ?

Tomo remédio para pressão posso Tomar ou tem alguma contra indicação. Hoje estou com a pressão normalizada porém preciso controlar meu intestino e o colesterol

Terezinha Maria lepaus Miiller

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.