mulher segurando fita rosa

Conheça a origem do movimento do Outubro Rosa e sua importância

Entenda a origem do evento anual de luta contra o câncer de mama e como ele pode contribuir para salvar a vida de muitas mulheres

O que é o Outubro Rosa?

Mulher com a mão sobre a teta e uma fita rosa

 

O “Outubro Rosa” é uma campanha mundial organizada todo ano com o intuito de informar as mulheres e homens sobre a importância do autoexame de mamas na prevenção do câncer mamário. Além disso, o movimento evidencia a luta por atendimento de saúde de qualidade e suporte emocional adequado.

Durante esse mês, muitas instituições públicas e privadas abordam o tema com a missão de disseminar a informação ou mesmo prestar ajuda significativa para as portadoras da doença.

Mas antes de falar sobre a história por trás do evento, vamos definir o conceito de câncer.

O que é o câncer de mama?

câncer de mama

 

O câncer de mama é um tipo de tumor maligno que ataca o tecido mamário, sendo um dos cânceres mais comuns segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer.

Ele acontece quando algumas células com mutação de DNA se multiplicam de forma desordenada, formando um cisto.

Claro que nem todos os tipos de tumor são malignos. Existem tumores benignos que - em sua maioria - são curados apenas com uma cirurgia de remoção. O tumor benigno é formado por um aglomerado de “células normais”, que não migram para outros tecidos e se multiplicam de forma mais lenta.

Qual a importância do autoexame e da mamografia?

mamografia

 

Ambos os exames têm a função de prevenir ou evitar que o câncer seja identificado em um estágio mais avançado e difícil de ser curado. De acordo com o Instituto de Oncoguia, quando reconhecido em seu estágio inicial, o câncer de mama tem 95% de chances de cura.

Quando surgiu o movimento “Outubro Rosa”?

Em 1990, na cidade de Nova Iorque, um grupo de pessoas organizou uma corrida para levantar fundos para a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, que estava desenvolvendo uma pesquisa na área.

A “Corrida pela cura” - nome que foi dado ao evento, aconteceu sem o patrocínio ou participação de empresas terceiras. Porém, com o passar dos anos, a data foi sendo referenciada como um marco do combate e prevenção do câncer de mama, dado que os movimentos começaram a se espalhar nos Estados Unidos e depois no mundo.

A primeira ação aconteceu no Brasil no ano de 2002, no Parque do Ibirapuera - na cidade de São Paulo; mas foi a partir de 2008 que as ações começaram a se tornar ainda mais populares. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.


Monumentos brasileiros iluminados de rosa

 

Além do autoexame, hábitos alimentares e exercícios ajudam a prevenir contra doenças - incluindo o câncer - já que mantém o corpo mais ativo, com boa imunidade e saudável. Caprichar nos cuidados com a saúde mental também é válido, viu? E o melhor: pode ser de graça com nossas dicas Simple.


Fontes:


Roche


Shelook

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.