Cardio em jejum

6 passos para executar seu AEJ corretamente

Aprenda o que você deve ou não fazer durante o aeróbio em jejum para otimizar seus resultados

Se você chegou agora e não conhece muito bem o AEJ (aeróbio em jejum), recomendamos que leia primeiro nosso outro texto sobre o assunto aqui. 

Agora sim, se você está determinado a começar sua rotina de AEJ o quanto antes, confira algumas sugestões da Simple que podem te ajudar a ter melhores resultados:

1 - Pra começar, não faça nada sozinho

O acompanhamento de um profissional é muito importante - desde o princípio. Vale fazer uma avaliação física para entender qual a melhor forma e momento de começar.

Além disso, o exercício aeróbio em jejum é “apenas uma parte dentro do todo”, ou seja, é importante que ele esteja inserido em um cronograma de treinos (como musculação, por exemplo) para ser mais eficiente e garantir que você não perca massa magra. A dieta também precisa ser ajustada e seguida - afinal, de nada adianta caprichar nos exercícios e abusar na alimentação. Um nutricionista pode auxiliá-lo a fazer um plano personalizado e, se necessário, incluir também suplementação. 

2 - Acorde e comece!

Aproveite o jejum durante seu período de sono e #boraprotreino! Dessa forma, você tem “menos carboidratos estocados” no organismo; e a utilização da gordura corporal como fonte de energia é ainda maior.

3 - Coma certo no pós

Dica da Nutri: "Espere em torno de 30 a 40 minutos do término do AEJ para se alimentar, pois o corpo continua queimando calorias, otimizando a oxidação de gorduras."
  • Nutricionista Esportiva e Clínica Funcional, Dra. Anne Weimer.

 Sugestão do que comer após o AEJ: 

Opte por uma refeição com proteínas e gorduras boas (ex.: ovos com queijo canastra e cogumelos refogados na manteiga, ovos com abacate e granola salgada low carb (de sementes e castanhas),  shake de whey protein com açaí puro (sem açúcares) e frutas vermelhas congeladas, whey protein com leite vegetal, pasta de amendoim integral e 1 xícara de café, whey protein com abacate, cacau, canela e adoçante natural (eritritol). 

Deixe o consumo de carboidratos (banana, aveia, batata doce, tapioca) para uma refeição "longe" do AEJ, assim você mantém seus estoques de glicogênio muscular e hepático baixos, tanto quanto a insulina. Isso favorece a queima de gordura corporal.

4 - AEJ x Musculação

Aeróbio em jejum combinado com treinos de força tem resultados mais efetivos, pois a musculação ajuda na criação e manutenção de massa muscular. 

Fora que o AEJ pode acelerar o processo de recuperação pós-treino de força, permitindo assim progredir no aumento de carga.

5 - Não erre nisso!

Primeiro, nunca treine sem se hidratar antes. Claro que estamos falando de água aqui, né? Não vale beber uma Coca-cola e ir treinar! O importante é você se abster de calorias no pré-treino, mas a água está liberada, e inclusive, pode ser ingerida antes e durante a execução. 

Segundo, não faça seu AEJ por períodos prolongados. Não precisa exagerar e treinar 3 horas a fio! Treinos mais longos em jejum estimulam o corpo a entrar em catabolismo, ou seja, vamos sim perder gordura, porém, é muito provável que haja quebra das proteínas e perda de massa também. 

6 - Tipos de exercícios mais indicados para fazer AEJ

Os exercícios mais indicados para se fazer AEJ são os contínuos e de baixa intensidade - como por exemplo, caminhada. Todo tipo de treino que seja feito em moderada ou alta intensidade e com frequência menor (intermitente), não é aconselhado.

Resumindo: cardio em jejum é bom mesmo?

SIMMMMM! Desde que você siga as nossas orientações e tenha sempre o acompanhamento de um profissional especializado. O importante é não ficar parado!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.