Como começar a correr hoje mesmo sem nenhum risco à saúde
O seu ano começou cheio de metas fitness? Que tal aderir à corrida de forma segura para dar um UP na saúde?
Se você ainda não sabe como atingir suas metas fitness de 2022, corre! Mas corre mesmo - uns bons quilômetros, viu?
Esse texto vai te ajudar a iniciar na corrida de forma segura para movimentar o corpitcho e também manter o peso em dia, melhorando, por tabela, sua disposição, autoestima e qualidade do sono.
Com certeza absoluta, a corrida é um dos esportes mais democráticos. Ela é de fácil acesso, não exige grandes aparatos e pode ser realizada basicamente em todos os lugares, por qualquer pessoa apta.
Como começar a correr
Antes de calçar os tênis e sair por aí inspirado no papa-léguas, melhor segurar a onda: a qualidade do exercício deve ser mais importante do que cumprir longas distâncias - especialmente para os novatos.
Comece devagar! Se a ideia é fazer 30 minutos de atividade, comece caminhando e vá, aos poucos, intercalando com trote - aquela corridinha leve. Dessa forma, seu corpo vai se adaptando gradualmente e não sofrerá grandes impactos.
O lance é não se preocupar com o que os outros vão pensar. Comece devagar e, mesmo que falte fôlego no início, não desista. É normal e todo mundo que corre já passou pelo mesmo.
Respeite seu corpo e vá calculando seu progresso. Quando se sentir segura, vale se inscrever em provas de corrida de rua de curta distância - é uma ótima forma de você continuar se incentivando.
Motivação para correr
Talvez começar sozinho pode não ser o melhor dos cenários para você. Sendo assim, que tal chamar aquele amigo ou amiga para ir junto? Se você não conseguir companhia, o smartphone já ajuda um montão com uma playlist animada.
Além disso: encontre uma (ou mais) inspiração nesse meio: comece a seguir perfis que falem sobre corrida ou mesmo atletas que pratiquem. Pode fazer toda a diferença no quesito motivação.
Dicas para começar a correr
1 - Primeiro de tudo: não se compare
Especialmente com quem corre há muito mais tempo do que você. É injusto contigo e vai desmotivá-la. Se for para se comparar, que seja com seu eu do passado.
2 - Planejar é tudo!
Comece incluindo seus treinos na sua agenda, já separando uma janela adequada para cada atividade durante a semana. Defina onde e quando você vai correr. Verifique o horário e também a previsão do tempo - caso seja espaço aberto.
3 - Evite comidas pesadas
Atenção ao pré-treino: evite qualquer comida muito pesada ou de difícil digestão. Cuidado também com a quantidade - você não quer ter um piriri no meio do percurso, né? Opte por frutas e lanches leves, como torradas, bolachas de arroz ou vitaminas.
4 - Busque ajuda
Procurar um profissional que te oriente e planeje seus treinos junto contigo pode ser uma boa ideia. Ele validará sua capacidade física inicial, montará uma planilha personalizada e acompanhará seu progresso, evitando que você se lesione.
5 - Saiba a hora de pausar
Descanso é fundamental para a recuperação do corpitcho. Planeje-se também para o repouso. Invista em exercícios de aquecimento e fortalecimento: não é “só” correr. Fortalecer é importante para preservar a massa magra, melhorar a performance e evitar lesões.
6 - Tenha um tênis só pra isso
Vale MUITO a pena investir num tênis de corrida legal se você puder. Além de contribuir para sua performance, ele ajuda a evitar lesões nos pés e também nos joelhos e coluna.
7 - Invista em roupas confortáveis
Na hora de escolher seu look, leve em consideração o tipo do tecido (dê preferência por tecidos com secagem rápida, que equilibram a temperatura do corpo), a facilidade de lavá-lo e sua durabilidade.
Seja legging, shortinho ou bermuda - o importante é você se sentir à vontade. Bolsos também podem ser uma boa opção para levar pequenos itens, como géis de corrida ou mesmo o celular.
O top ideal é aquele com boa sustentação, para evitar que as mamas fiquem doloridas durante as passadas.
Se você pensa em correr durante o dia, invista em um boné ou viseira - e não esqueça o protetor solar. Cuidado com a exposição demasiada ao sol, hein menina? Caso você opte por corridas noturnas, recomendamos investir em roupas reflexivas, facilmente identificadas por veículos.
Benefícios da corrida
Além de ser um esporte barato e super democrático, a corrida tem vários outros benefícios:
1 - Melhora o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias
Sua circulação é positivamente afetada pelo esporte - especialmente as pequenas artérias que irrigam o músculo mais importante do seu corpo, o coração. A corrida ajuda a diminuir consideravelmente o risco de doenças do coração.
2 - Diminui o colesterol
Sabe o LDL, o colesterol ruim? A tendência é de que ele diminua com as corridas.
3 - Resistência à insulina
O esporte ajuda a melhorar a resistência insulínica, diminuindo seus níveis de glicose no sangue (bom para os diabéticos ou ” pré-diabéticos”).
4 - Diminui a pressão arterial
E não só a pressão! Também contribui para diminuição dos batimentos por minuto: o corredor aumenta o tamanho do coração (hipertrofia excêntrica) e o número de artérias e de hemácias (glóbulos vermelhos); isso aumentará a quantidade de sangue e Consequentemente a quantidade de nutrientes e oxigênio para as células musculares, resultando assim em uma maior resistência e melhora na performance no esporte e na vida.
5 - Imunidade
A corrida também contribui para o fortalecimento do sistema imune, já que estimula a formação de macrófagos (células que combatem vírus e bactérias).
6 - Dá um up na memória e no raciocínio
Embora não pareça à primeira vista, o exercício exige concentração e também aumenta a oxigenação do cérebro.
7 - Previne doenças ósseas
Xô, osteoporose e osteopenia! Afinal, é uma atividade de impacto e isso estimula a formação óssea.
8 - Libera endorfina
Esse é um dos maiores trunfos do esporte! A endorfina é liberada durante e depois da prática de exercícios físicos e é responsável por regula as emoções. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as nossas tensões. Por essa razão correr melhora sua autoestima, sua confiança, é tratamento para depressão, melhora memória e raciocínio e te faz sentir feliz.
Mas de nada adianta praticar esportes e ter uma alimentação ruim, hein? Essa conversa de “eu treino para comer” é cilada! Invista em alimentos naturais e integrais, deixando de lado açúcares, ultraprocessados e maus hábitos como cigarro, bebidas alcoólicas em excesso e noites de sono ruins. Se necessário, inclua um suplemento para suprir as carências nutricionais.
Fontes: