Falsos alimentos saudáveis: saiba quais você precisa evitar

Falsos alimentos saudáveis: saiba quais você precisa evitar

Barrinha de cereais, peito de peru, cereais matinais e bolacha de água e sal - quais são os mocinhos e vilões da alimentação saudável?

Muitas vezes fazemos escolhas sobre a nossa alimentação que acreditamos ser saudáveis, seja pelos ingredientes principais apresentados na embalagem, isenção de açúcar ou versões light de um determinado produto. Mas será que eles não são mesmo benéficos à saúde?

É importante sempre estarmos atentos aos rótulos dos produtos, a fim de entender quais são os ingredientes totais e em quais quantidades eles aparecem na formulação (os ingredientes sempre vêm apresentados na ordem do que está em maior quantidade para a menor quantidade; ou seja, quando vê lê a lista de ingredientes, aquele que aparecer primeiro é o mais presente na receita).  

Confira abaixo os falsos alimentos saudáveis que separamos para vocês e já manda o link para as amigas lerem também!

Barrinha de cereal

barra de cereal

Elas são gostosas, práticas de carregar na bolsa e fáceis de consumir. Em função disso, acabam sendo uma opção muito cotada para o dia a dia. Muitos acreditam que são ricas em fibras, porém, em muitos casos, esse teor de fibras está bem abaixo do esperado - e já o de sódio e açúcar bem acima.

Vale também ficar de olho nos conservantes: eles podem aumentar os lipídios e gorduras do sangue e dificultar a absorção de vitaminas - o que acarreta dermatites e urticárias.

Gelatina (normal ou diet)

Gelatina

Nutricionalmente falando, esse colóide nem é considerado um alimento, mas sim um produto alimentício. Isso porque ele é rico em corantes, açúcares aromatizantes e saborizantes. Todos esses químicos podem acarretar uma disbiose ou inflamações do intestino.

Cereais matinais integrais

cereais

Seguindo a mesma linha de raciocínio da barrinha de cereal, a maioria dos cereais, vendidos como integrais, apresentam em sua composição elevados teores de açúcar.

Desde que sejam de fato sem açúcares ou aditivos químicos, podem ser uma alternativa saudável para o seu café da manhã ou lanche da tarde. Aqui vale olhar bem o rótulo e entender se é realmente integral e se a quantidade de fibras é maior do que 2,5g por porção. 

Se você tem um paladar que pende para o doce, vale adicionar mel ou uma fruta - como banana ou morango, por exemplo. 

Água com sabor

água com sabor

Hidratação é tudo! Com certeza você já ouviu falar que “todo mundo deve ingerir pelo menos 2 litros de água por dia”. Claro que esse número pode variar em função de muitos fatores - daí a importância de ter sempre o acompanhamento de um nutricionista - mas que a água é muito importante e precisa ser protagonista na nossa rotina, isso é fato.

Muita gente recorre às versões saborizadas da bebida para bater essa meta diária. Nenhum problema nisso, contanto que ela não seja industrializada - cheia de corantes, adoçantes ou até mesmo açúcar. 

Uma excelente alternativa é criar sua própria receita. Basta incluir frutas na água com gás (rodelas de limão e laranja são comumente usadas para este fim) e algumas especiarias como canela ou gengibre. 

Granola

granola

Esse é um alimento muito famoso por sua versatilidade e sabor. A granola se tornou “queridinha” de muita gente por ter um vasto conjunto de cereais complementados com grãos, óleos, frutas secas e sementes. 

No entanto, vale ficar de olho: a granola também possui grande quantidade de açúcar, deixando alto o teor de carboidratos no alimento.

Priorize versões do produto sem açúcares e verifique sempre o rótulo. 

Pão integral

pão integral

Os amantes de pães nos desculpem, mas eles não poderiam estar fora dessa lista. O pão integral merece uma atenção especial devido a uma falha na legislação brasileira que não parametriza a quantidade mínima de farinha e grãos integrais para que o alimento seja considerado integral.

Dessa forma, existem muitas marcas de pães, bolos e biscoitos que se rotulam integrais - mas nutricionalmente falando, não são. Para um produto ser considerado 100% integral, a farinha de trigo branca (descrita na lista de ingredientes como farinha de trigo rica em ferro e ácido fólico) não deve estar presente na composição do produto.

Peito de peru

peito de peru

Super saudável, né? Só que não! Ele até pode ser uma excelente fonte de proteínas, porém, não em sua versão embutida, cheia de sódio e com altos teores de gorduras. 

Boas opções para substituir o peito de peru embutido são o frango desfiado, atum e queijos brancos, ótimas fontes de proteínas magras.

Açaí

açaí

Você não esperava por isso, né? Mas calma, vamos ser mais claros: a fruta em si não oferece mal algum à saúde. Nós estamos nos referindo aqui à polpa vendida em supermercados, frutarias e afins - que vem cheia de xarope de glicose com guaraná. 

Todo esse açúcar aumenta - e muito - a quantidade de calorias ingeridas e diminui o valor nutricional. 

A melhor opção é buscar o açaí in natura e batê-lo com outras frutas, como banana ou morango, por exemplo. Ah, e se for incluir granola na mistura, não esqueça de escolher a versão realmente saudável!

Suco de caixinha

Suco de caixinha

A maioria desses produtos possui quase a mesma quantidade de açúcar dos refrigerantes. Normalmente chamados de néctares de frutas, eles também contêm bem menos frutas do que o esperado para um suco.

Biscoitos de água e sal

biscoito de água e sal

Eles, em geral, combinam trigo branco, gordura hidrogenada, açúcar, sal e aditivos químicos. Usados para substituir o pão nas dietas, os biscoitos água e sal precisam ser consumidos com moderação. É importante estar atento que algumas marcas utilizam gordura trans e devem ser evitadas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre quais alimentos deve evitar, aprenda também sobre Dieta Low Carb e Jejum intermitente - dois assuntos que podem tornar sua vida ainda mais saudável.

Caso sua alimentação não seja das melhores, uma boa alternativa são os multivitamínicos, A Simple tem uma formulação de alta tecnologia aprovada pela ANVISA que garante o aporte necessário das principais vitaminas e minerais. 

 

Consulte seu nutricionista e avalie suas necessidades.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.