A importância da hidratação para manter o corpo saudável
Todo mundo escuta que hidratar o corpo é essencial. Mas você sabe “de verdade” o porquê de tamanha importância?
A pauta “hidratação” é um assunto que merece espaço. Vários estudos confirmam que sem água, vivemos um período quatro vezes menor do que sem comida. Fora isso, as atividades cerebrais, intestinais e musculares têm desempenho decaído em um corpo desidratado.
Além de corromper o bom funcionamento do organismo, a má hidratação é refletida na pele - que fica ressecada e suscetível a sangramentos; bem como no desempenho atlético; que acaba sendo drasticamente afetado.
O que é hidratação?
Você já deve ter ouvido a célebre frase de que “o nosso corpo é composto 70% de água”, certo? Mas sabia que eliminamos cerca de 2,6 litros diariamente? Sendo assim, fica evidente que, se está saindo bastante água, tem que entrar também.
Porém, para repor a água perdida, não basta beber alguns litros e ficar tranquilo. Junto com a água que sai, vão-se os eletrólitos - minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das células. Então, não adianta muito ingerir tanta água se ela não for rica em minerais como sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cloreto. É correto então afirmar que a hidratação precisa prover uma combinação de água e eletrólitos para que seja eficiente.
Benefícios da hidratação
A hidratação atua em diferentes níveis em cada parte do seu corpo.
1 - Hidratação celular
Manter as células hidratadas é essencial para que o oxigênio e os nutrientes sejam absorvidos. A água também é responsável por conduzir os nutrientes para dentro das células.
2 - Digestão
Para que seu sistema digestivo funcione adequadamente, é preciso ingerir fibras e água. A hidratação tem papel importante na formação e eliminação do bolo fecal, bem como na prevenção da constipação.
3 - Rins
Os órgãos responsáveis pela filtragem sanguínea são os rins; e eles ganham uma boa ajuda quando o corpo está hidratado; visto que a água deixa o sangue menos espesso, auxilia na manutenção da frequência cardíaca e pressão arterial.
Hidratação para o cérebro
O cérebro tem em sua composição, 75% de água; e exige bastante energia para que suas tarefas sejam cumpridas. A água é responsável pelo transporte desses nutrientes que fornecem energia e, quando há déficits, sua memória e concentração podem ser afetadas, além do quadro de dor de cabeça e confusão mental que pode surgir.
Hidratação para a pele
A desidratação favorece a retenção hídrica, gerando edemas e imperfeições na pele - como a celulite. Ainda é comum perceber a pele e a boca ressecadas quando o corpo está com desidratação leve ou moderada.
Hidratação para a atividade física
Atletas precisam de bastante energia para desempenhar suas atividades. Como a água é responsável por levar esse nutrientes a nível celular, manter o corpo hidratado é um requisito para uma boa performance. Durante os treinos, bastante água é eliminada pelo suor - daí o risco de desidratação aumenta. A redução de 2% do peso corporal através da perda de água pode representar até 10% de queda no desempenho.
Como se hidratar adequadamente?
Como dissemos, não basta beber água - precisamos ingerir água rica em eletrólitos e minerais que ajudam na absorção dos nutrientes. A quantidade de água a ser ingerida diariamente varia de pessoa a pessoa, pois fatores como idade, sexo de nascimento, peso e estilo de vida influenciam bastante.
O ideal é seguir a recomendação de um profissional de nutrição, porém, de forma genérica, podemos dizer que a média de consumo de um adulto deve ser de 2 litros por dia.
Se você consome suplementos ricos em fibras, sua atenção com a hidratação deve ser redobrada, visto que as fibras servem para melhorar o trânsito intestinal, mas, dependem de uma boa hidratação para cumprirem seu papel.
Para se hidratar, é válido consumir também água de coco natural, frutas e vegetais, bebidas hidratantes e mistura de preparo para bebidas .
Como perceber se estou desidratado?
A falta de água no organismo dá alguns sinais, como:
- Cansaço;
- Fome ou ganho de peso;
- Falhas na circulação;
- Constipação;
- Retenção hídrica;
- Déficit de atenção e memória;
- Mau hálito;
- Baixo desempenho atlético.
Beber água acaba ficando muito automático no dia a dia - daí a importância de se atentar a qualidade da água que estamos bebendo. Lembre-se sempre: eletrólitos e minerais devem fazer parte da composição!
Fontes: