Mulher olhando seu rosto no espelho

6 Dicas para prevenir rugas e linhas de expressão

Rugas são linhas marcadas que surgem na pele em função da perda do colágeno, elastina e outras substâncias com o passar do tempo. Mas existem algumas dicas valiosas que podem atrasar o relógio biológico e ajudar a preveni-las.

Quem não gostaria de continuar com a pele lisinha mesmo com a passagem dos anos? Homens e mulheres buscam cada vez mais tratamentos estéticos, suplementos e procedimentos para evitar as tão temidas rugas e marcas de expressão. Mas você sabe de fato quais os motivos que as causam?

Como surgem as rugas e linhas de expressão?

As rugas podem ser causadas por movimentos repetitivos naturais dos músculos da face ou por fatores externos e ambientais, como exposição ao sol, falta de sono, má alimentação, poluição ou pouca hidratação - além é claro, da passagem do tempo. 

Conforme a idade avança, perdemos alguns elementos que conferem sustentação à pele - como colágeno, elastina e ácido hialurônico por exemplo - e os sinais do envelhecimento acabam se tornando mais evidentes.

A partir dos 25 anos já podemos notar uma queda importante na produção desses compostos, então é importante se cuidar preventivamente!

Quais fatores influenciam o surgimento de rugas e linhas de expressão?

Mulher analisando rugas do rosto

 

Além dos fatores que elencamos acima, o estilo de vida da pessoa é decisório no aparecimento das rugas. Isso porque as rugas podem ser provenientes de fatores internos, mas também podem aparecer devido a variáveis externas, como poluição, excesso de ingestão de açúcar, exposição solar, consumo exacerbado de álcool e tabaco, estresse e afins.

Além disso, precisamos considerar os dois estágios da ruga: dinâmica - que aparece com o movimento e estática - que aparece mesmo sem a necessidade do movimento.

6 Dicas para prevenir rugas e linhas de expressão

Agora que você já entendeu um pouquinho melhor o que são e como surgem as rugas, vamos descobrir o que pode ser feito para evitar que elas apareçam precocemente:

1 - Use protetor solar

Muita gente não dá o devido valor no protetor solar e usa raramente ou apenas quando o sol está a pino lá fora. Esse é um erro enorme! Não existe skincare que sustente o desuso do protetor. Use-o diariamente, pois ainda que o sol não esteja muito forte lá fora, ele incide sobre sua pele e pode causar danos à cútis desprotegida.

2 - Mantenha a pele sempre hidratada

Pele seca, nunca mais! O uso de hidratantes (próprios para seu tipo de pele) é sempre muito bem-vindo; seja no rosto ou corpo. Procure seu dermatologista de confiança para uma indicação. Além disso, beba água! A falta da ingestão de água também se reflete na pele.

3 - Inclua ativos antioxidantes, como a vitamina C, E, Ácido ferúlico, Phloretin e Extrato de Blueberry em sua rotina

Produtos com ativos antiaging ajudam a retardar os efeitos do envelhecimento. Vitaminas que reúnam esses compostos podem ser boas aliadas também. O Beauty Simple possui colágeno hidrolisado, ácido hialurônico, vitamina C, selênio e zinco - ativos que atuam diretamente na saúde da sua pele, tornando-a mais lisinha e firme.

4 - Tenha uma alimentação saudável

O excesso de açúcar pode causar envelhecimento precoce da sua pele. Evite alimentos ultraprocessados, cheios de carboidratos refinados e gorduras ruins. Preze pelo equilíbrio, sempre.

5 - Pare de fumar!

Essa dica dispensa muitas explicações, não é mesmo?

6 - Reduza o ritmo

Leve uma vida mais leve, sem tanto estresse. Pode ser difícil, mas é necessário alterar alguns hábitos (ou mesmo o cenário ao seu redor) para garantir que seus níveis de cortisol baixem e os efeitos do estresse diminuam. Além de contribuir para o envelhecimento precoce, o estresse também é pivô de várias outras doenças - inclusive cardíacas.



Fontes:

Dermaclub

Além da beleza

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.