O que é Wellness? Entenda o conceito e como praticar!
Em português, o termo significa “bem-estar”. Entenda mais sobre essa prática que possibilita às pessoas uma melhor qualidade de vida.
Manter um estilo mais saudável já não é mais uma tendência nos dias atuais. As pessoas estão realmente cientes que bons hábitos são imprescindíveis para melhorar a saúde e qualidade de vida.
O termo wellness existe desde a metade do século XX, mas suas origens remontam a um período muito mais antigo, em que as pessoas já buscavam alternativas para acalmar o corpo e a mente.
Entenda melhor sobre o termo neste artigo e comece já essa prática que pode mudar sua rotina pra melhor.
O que é wellness?
Wellness nada mais é do que praticar hábitos saudáveis de forma frequente com o intuito de melhorar a saúde física e mental.
Esse mercado está super em alta: em 2015 estava avaliado em cerca de US$3,72 trilhões, o que implica em um investimento médio de US$10 bilhões por dia. E mesmo nas empresas, se tornou uma crescente - até nas menores companias já tem se notado algumas iniciativas voltadas para a saúde; seja massagem, yoga ou mesmo alongamento.
O wellness tem diferentes dimensões que contemplam, além do bem-estar físico e mental, o bem-estar emocional, intelectual, social, ambiental, profissional e espiritual.
Suas principais modalidades são pilates, yoga, danças, hidroginástica, alongamento e caminhada.
Como surgiu esse conceito?
A aplicação do seu conceito de forma mais contemporânea teve início nos anos 50; porém, podemos considerar a prática como milenar; já que ela tem referências das civilizações gregas, romanas e orientais.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) difundiu bastante sua metodologia chi de energia vital - que muito se relaciona ao conceito de wellness - assim como a medicina da Grécia Antiga, que muito contribuiu para a criação da homeopatia, hidroterapia, quiropraxia e as plantações orgânicas.
É muito importante conhecer boas dicas para uma vida mais saudável, mas, quem entende o conceito de wellness sabe que sua prática é muito mais abrangente.
Wellness e fitness: principais diferenças
Ainda que ambas as práticas possam parecer “a mesma coisa”; os conceitos diferem entre si e, saber as particularidades de cada um pode te ajudar a fazer as melhores escolhas para sua rotina.
Fitness
Muito comumente ouvida no dia a dia, a palavra fitness é uma junção dos termos “fit” em inglês - que significa “boa forma”, com o sufixo “ness”, que transforma adjetivos em nomes simples (substantivos) quando há a necessidade de se expressar um estado ou condição.
Dessa forma, “fitness” está relacionado à condição física de cada indivíduo e sua capacidade de realizar práticas esportivas que envolvam força, agilidade, flexibilidade e outros - além da preocupação com a boa forma. Suas modalidades mais comuns são musculação, crosstraining, corrida, lutas, esportes em geral (vôlei, basquete, natação e afins).
Wellness
Como dissemos, é uma “extensão” do bem-estar. É um esforço em conscientizar as pessoas de que saúde vai muito além do emagrecimento, ganho de músculos ou definição. Wellness também pode ser comumente associado a outra expressão, “clean eating” (ou “alimentação limpa” em português), que defende a importância de se ingerir comidas in natura ou minimamente processadas.
Dicas para inserir e praticar o wellness no seu dia a dia
A prática de exercícios é fundamental para o desenvolvimento do físico, assim como ter a mente aberta para novos ensinamentos e análises do seu eu interior.
Cada uma das vertentes do wellness precisa ser colocada em prática e exercitada (mental, emocional, intelectual, social, ambiental, profissional e espiritual). É normal que algumas pessoas tenham mais aptidão para um tipo de prática do que para outras - o importante é buscar o equilíbrio contínuo e crescente entre elas.
Vale visitar uma academia ao ar livre, separar um tempo do seu dia para dedicar a um curso ou livro, meditar, exercitar suas emoções e conhecê-las melhor, ou qualquer outro caminho que te proporcione prazer e autoconhecimento.
Fontes: