mulher com dor de cabeça

Como a ingestão de água pode ajudar no alívio da enxaqueca

Se você sofre com crises de enxaqueca, é certeza de que já teve seus planos arruinados por conta das dores. Mas saiba que estudos recentes apontam para a relação direta entre ingestão adequada de água e o alívio nos sintomas da enxaqueca.

Quando ela chega, fica difícil pensar em outra coisa. Quem sofre com as temidas dores de cabeça sabe o quanto isso pode atrapalhar a produtividade do dia, os passeios, visitas ou mesmo atividades físicas. 

Os gatilhos são os mais diversos: um dia estressante no trabalho, horas a mais sem comer ou mesmo a exposição incessante a ambientes com ruído. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% das pessoas no mundo sofrem com o problema. Apenas no Brasil são 30 milhões de diagnosticados com a doença.

Causas e tratamento da enxaqueca

homem com dor de cabeça

 

Mais conhecida como enxaqueca, a migrânea - nome científico para a patologia, é uma dor de cabeça intensa e episódica. Muito comum em jovens e adolescentes (especialmente do sexo feminino), a enxaqueca é uma doença provocada por distúrbios neuro vasculares de predisposição genética.

Devido aos seus sintomas extremamente incômodos, a enxaqueca faz parte da lista de doenças mais incapacitantes da OMS. Além das crises de dor super intensas, pode ocasionar vômitos, náuseas, sensibilidade ao brilho e luz, visão turva e tontura. 

E ainda existem variações da doença: 

1 - Enxaqueca com aura

enxaqueca

 

Tipo de enxaqueca em que alterações sensoriais e visuais antecedem a dor de cabeça, sinalizando a crise.

2 - Enxaqueca sem aura

Sem sintomas prévios que antecedem a dor

3 - Enxaqueca crônica

Quadro em que a pessoa sente dor de cabeça intensa por, pelo menos, 15 dias no mês.

4 - Enxaqueca em salvas

Com duração de até 1 hora de dor intensa em um lado da cabeça e em volta do olho, acompanhada de lacrimejamento na vista, com frequência diária.

Para cada quadro, existe um tratamento correto a ser indicado por um médico especialista. No entanto, alguns hábitos diários podem ajudar a prevenir e aliviar os sintomas da crise. Dentre eles, o consumo de água se destaca.

A importância da hidratação para o alívio dos sintomas

beber água

 

A pergunta que não quer calar: você ingere pelo menos 2 litros de água por dia? Ainda que essa seja uma pauta recorrente tanto aqui no Blog quanto em vários portais de saúde, muitas pessoas não têm esse hábito.

No caso da enxaqueca, a explicação é simples: quanto menos hidratado é o organismo, menor o volume de sangue - o que leva à dilatação dos vasos sanguíneos. A perda dos eletrólitos causada por esse processo pode gerar sinais de dor.

Um estudo da Academia Americana de Neurologia constatou a importância da correlação entre a ingestão de água e as dores de cabeça. Os pesquisadores juntaram um grupo de pessoas com essa condição e as separou em dois grupos menores.

Os pacientes do primeiro grupo receberam uma dose de placebo, já o segundo grupo foi instruído a ingerir 1,5 litro a mais de água em relação à quantidade já consumida em suas rotinas.

Após duas semanas de experimento, os cientistas constataram que os participantes da pesquisa incluídos no segundo grupo sentiram 21 horas de dor a menos durante todo o período do que os participantes do grupo do placebo, além de relatarem diminuição na intensidade das dores de cabeça.

Priorize a ingestão de água

mulher com garrafa

 

Não recomenda-se substituir a ingestão de água por outros líquidos, como café ou refrigerantes. Apesar do mito que o café alivia a dor, estudos mostram que ele pode desencadear e amplificar os sintomas.

Como bem aconselha a linguagem popular: é bom não dar sorte ao azar. 

Capriche em uma alimentação balanceada, com frutas e verduras, e dê preferência a alimentos integrais. Caso seja necessário, considere o uso de suplementação alimentar para evitar a perda de vitaminas e minerais por meio do vômito. O consumo de produtos com altos índices de sódio, açúcares e gorduras ruins deve ser evitado.

E ainda sobre a hidratação, vai um lembrete: o ideal é que a água seja consumida em temperatura ambiente, já que bebidas geladas também podem ser agravantes para a dor.


Fontes:


IBBL


BBI Filtração


Viva Bem

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.