homem lendo exames

Sinais que podem indicar a presença do câncer de próstata

Aprenda a identificar os sinais que indicam a presença do tumor que é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil

O que é câncer de próstata?

médico e paciente

 

O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Depois do câncer de pele, o de próstata é o mais frequente entre os homens. Ainda que seja uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto por medo ou vergonha.

É após a biópsia que a doença passa a ser confirmada - ou seja, depois de identificada alguma alteração no exame de toque e no de sangue (PSA); ambos prescritos por um médico no caso de suspeita.

Durante a vida, as células vão sendo continuamente “recicladas”, se multiplicando a fim de substituir as células mais velhas por mais jovens. Durante a reprodução celular, pode haver um descompasso e um crescimento desordenado. Esse conglomerado de células, formado pela multiplicação exacerbada, é chamado tumor. O tumor pode ser maligno ou benigno.

O que é a próstata?

próstata

 

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina que fica frente ao reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal da urina). Ela não é responsável pela ereção ou orgasmo do homem; sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozóides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

Quais os fatores de risco do câncer de próstata?

obesidade

 

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver o câncer de próstata:

1 - Idade: o risco aumenta conforme a idade evolui. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

2 - Histórico: homens cujos ancestrais ou parentes diretos tiveram câncer na família antes dos 60 anos têm mais chances de desenvolver a doença.

3 - Obesidade e sobrepeso: alguns estudos recentes indicam que homens com peso descontrolado tendem a ter mais chances.


Como prevenir o câncer de próstata?

não fumar

 

É mais do que certo: a alimentação pode ajudá-lo a evitar várias doenças, desde que balanceada e rica em produtos naturais. Verduras, legumes, grãos, cereais integrais, menos gordura e açúcares ajudam bastante a diminuir o risco de câncer (e também de várias outras doenças). 

À alimentação balanceada, você deve aliar treinos regulares ou exercícios ao ar livre - pelo menos 30 minutos por dia; evitar bebidas alcoólicas e cigarro. 

Entre os principais fatores que ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

Sinais e sintomas do câncer de próstata

homem com dor

 

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta os mais comuns são:

  • dificuldade para urinar;
  • demora para início do jato de urina (ou para o término);
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato da urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Porém, não se desespere. Os mesmos sinais podem indicar doenças benignas que estão associadas à próstata:

  • Hiperplasia benigna da próstata é o aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
  • Prostatite é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

Exames para identificar câncer de próstata

exame de sangue

 

Existem basicamente dois exames iniciais para identificar a presença do câncer de próstata:

1 - Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

2 - Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

No entanto, para confirmar a presença do tumor é necessária uma biópsia. Este exame consiste na retirada de uma pequena quantidade de tecido da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia só é feita quando há alteração no exame de toque retal ou PSA.

Alguns especialistas dizem que fazer exames rotineiros em homens sem sintomas da doença pode causar, além de ansiedade, interpretações erradas que levarão a tratamentos desnecessários. Outros profissionais no entanto, se dizem a favor. Confira os riscos e benefícios dos exames de rotina:

  • Benefícios: realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.
  • Riscos: ter um resultado que indica câncer, mesmo não sendo, gera ansiedade e estresse, além da necessidade de novos exames, como a biópsia. Diagnosticar e tratar um câncer que não evoluiria e nem ameaçaria a vida. O tratamento pode causar impotência sexual e incontinência urinária. Os riscos desses exames estão relacionados às consequências dos seus resultados e não à sua realização.

Fontes:


Ministério da Saúde


Hospital Vale do Araguaia

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.