Sintomas mais comuns de excesso de açúcar no sangue
A hiperglicemia - conhecida como excesso de açúcar no sangue - ocorre quando a taxa de glicose excede 100 mg/dL; e isso pode trazer sérias consequências aos órgãos.
Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é necessário ter atenção à alimentação, evitando produtos ultraprocessados e priorizando integrais; além de praticar exercícios físicos com regularidade.
Mas o que é o excesso de açúcar e como ele acontece? Para ficar mais a par sobre a hiperglicemia, fique com a gente até o final deste texto.
O que é o excesso de açúcar no sangue e como acontece?
A hiperglicemia ocorre nos casos em que o nível de glicose sanguínea excede 100 mg/dL; podendo acarretar uma condição chamada de cetoacidose - que pode levar ao coma.
A hiperglicemia pode acontecer quando o indivíduo come em excesso (especialmente junk foods ricos em carboidratos e gorduras), diminui suas atividades habituais, deixa de ingerir medicações recomendadas (especialmente os remédios indicados para diabéticos), fica doente ou está muito estressado.
O que o excesso de açúcar no sangue pode causar?
Apesar de geralmente não causar grandes sintomas, a hiperglicemia se instala de forma silenciosa e, nos casos de histórico familiar, é necessária uma atenção redobrada e acompanhamento médico tanto na prevenção quanto no tratamento precoce.
Para confirmar se o paciente possui excesso de glicose no sangue, o principal exame indicado é a glicose em jejum, que já é considerado alto quando acima de 100 mg/dl ou indica diabetes quando está acima de 126 mg/dL.
Outros exames também disponíveis para esta função são o teste de tolerância oral à glicose, a glicemia pós-prandial, a glicemia capilar ou a hemoglobina glicada, que devem ser solicitados pelo médico.
Existem alguns sinais que comprovam o excesso de açúcar no sangue e podem ajudar na identificação do problema. Vamos listar dez deles no tópico a seguir.
Principais sintomas do excesso de açúcar no sangue
1 - Sede
Você fica sedento minutos após beber um copão de água. Isso pode ser um sinal de que suas células precisam repor líquidos por estarem cheias de açúcar.
2 - Urina
O aumento da quantidade de “xixis” pode denunciar um possível aumento do açúcar no sangue - gerando idas ao banheiro mesmo durante a madrugada.
3 - Emagrecimento repentino
Se você não está em dieta e perdeu peso consideravelmente num período curto de tempo, tá na hora de ligar o sinal de alerta. O metabolismo pode estar desregulado; o que forçaria os rins a trabalharem mais para eliminar o excesso de açúcar do sangue.
4 - Excesso de apetite
Quanto maior o nível de açúcar no sangue, menos glicose fica disponível para as células. Para conseguir energia, o organismo vai continuar demandando comida.
5 - Cicatrização
Mesmo as menores feridas custam a cicatrizar. Isso pode ser sinal de que as veias e artérias estão obstruídas com açúcar e o sangue não chega como deveria no local da ferida.
6 - Pele
A pele pode ficar seca e apresentar coceiras. Vale verificar também se há manchas escuras na região do pescoço e axilas.
7 - Infecções por fungos
O corpo fica mais vulnerável a infecções por agentes externos - especialmente os fungos. O excesso de açúcar favorece o desenvolvimento desse tipo de organismos.
8 - Irritabilidade
O excesso de açúcar pode interferir também no humor, deixando o indivíduo mais propenso a quadros de ansiedade, irritação e depressão.
9 - Fadiga
10 - Visão turva
O uso de suplementação a base de quitosana e o psyllium auxilia na regulagem dos níveis de açúcar no sangue, bem como do colesterol e triglicerídeos. Óbvio que não podemos dispensar a dieta balanceada e os exercícios também, afinal, ainda não existe mágica, né?
Fontes: