Mulher desligando o despertador

Sono regulado: o que é, qual a importância e como regulá-lo

Para ter uma boa noite de sono é preciso estar atento a alguns hábitos que fazem toda a diferença na sua disposição e qualidade de vida

O que é sono regulado?

Ter uma higiene adequada de sono corresponde a dormir as horas necessárias toda noite. O tempo pode variar de acordo com o indivíduo - ficando normalmente entre 7 a 9 horas. Além da quantidade, devemos nos atentar também à qualidade do sono; para que a pessoa acorde com a sensação real de que descansou.

Como saber se meu sono está regulado?

Como falamos acima, o mais importante é acordar com a sensação de “descanso”. Se você dorme bem sem despertar desnecessariamente à noite, sem insônia ou pesadelos, seu sono já está melhor do que boa parte da população.

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, crescimento dos músculos e a síntese de proteínas. Neste meio tempo, há a reposição de energias e o ajuste do  metabolismo - fatores essenciais para uma vida saudável.

Dormir bem, então, é um hábito que precisa estar presente na rotina de todos.

A importância de manter o sono regulado

Um sono de qualidade pode proporcionar vários benefícios à saúde além de ajudar na imunidade, produção hormonal e memória:

  • Manutenção do peso corporal;
  • Diminuir o risco de doenças como diabetes e cardiovasculares;
  • Diminui a incidência de doenças no geral (como gripes e resfriados, por exemplo);
  • Reduz o estresse;
  • Melhora o humor;
  • Melhora o poder de concentração;
  • Diminui o risco de acidentes em função do cansaço.

O sono regulado propicia maior qualidade de vida e disposição às pessoas - dando à elas a chance de serem mais produtivas e saudáveis.


Como regular o meu sono? 

Homem deitado na cama com despertador e óculos ao lado

Agora que você já entende a importância da higiene do sono, confira nossas dicas para colocar a sua em dia e melhorar a qualidade do seu descanso:

1 - Escolha a hora em que vai acordar

Se você precisar levantar pela manhã para cumprir seus compromissos, o que acha de despertar uma hora mais cedo para não fazer nada “correndo”? 

Pense em toda a sua rotina matinal e calcule o tempo médio despendido para cada tarefa. De quanto tempo - no total - você precisaria para cumprir todas as suas obrigações? Acordar mais cedo para fazer tudo com calma vai melhorar seu humor e disciplinar seu corpo.

2 - Evite ativar o modo soneca

Depois de definir o horário que precisa acordar, foque nisso. Embora seja tentador ficar mais 5 minutinhos na cama, isso não vai ajudar (e sinceramente, fará pouca ou nenhuma diferença no seu dia). O cochilo é a primeira fase do sono e, ao interromper esse cilclo, você vai se sentir mais cansado. 

3 - Segure o café!

Dependendo do seu peso corporal, o café pode ficar até 10H “ativo” no seu organismo após o consumo. Sendo assim, evite chá com cafeína, café e refrigerantes com adição de cafeína. Nicotina e termogênicos também devem ser evitados. Aposte em chás que auxiliam e induzem ao sono.

4 - Evite telas

Muita gente assiste TV no quarto ou fica no celular ao deitar, mas esses hábitos são muito danosos para o seu sono - pois eles mantêm a mente ativa. Desligue todos os aparelhos eletrônicos e diminua a intensidade da luz pelo menos uma hora antes de dormir. Se o sono demorar a chegar, leia um livro.

5 - Atenção à iluminação do quarto!

Muitos especialistas indicam que nosso corpo responde a estímulos luminosos, portanto, muitas pessoas têm dificuldades para dormir enquanto ainda está claro.

Feche as cortinas, apague a luz, desligue as luzes de aparelhos eletrônicos. Se possível, invista em uma cortina blackout - ela impede consideravelmente a passagem da luz externa. Assim que acordar, levante-se, abra a janela ou acenda a luz - isso vai te ajudar a se sentir mais disposto para começar o dia.

6 - Medite

Meditar é um hábito super antigo que prevê melhora do corpo de forma geral. No começo pode até parecer um hábito complicado, mas, basta você encontrar uma posição confortável, fechar os olhos, relaxar e esvaziar a mente por pelo menos 5 minutinhos - prestando atenção à sua respiração e direcionando seu foco a cada parte do seu corpo. Meditação vai te ajudar (e muito!) a conhecer melhor seu corpo, aliviar o estresse e consequentemente - fazer com que durma melhor.

 

 

Que tal começar já a colocar em prática essas dicas para ter uma melhor qualidade de sono? Se você precisar de uma ajudinha extra, conheça o Flo Simple - um produto feito à base de L-triptofano, magnésio e vitamina B6. Esses componentes auxiliam a ajustar o sono (aliviando os sintomas da insônia), regular o peso corporal, melhorar a memória, concentração e humor, diminuir o estresse e ansiedade, manter a imunidade alta bem como dar um UP à sua disposição.


Fontes:

Tua Saúde

MetLife

Vida Saudável - o Blog do Einstein

Pfizer

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.