Mulher segurando escova cheia de cabelos e unhas quebradas

Unhas fracas e queda de cabelo: o que pode ser?

Quem gosta de unhas e cabelos compridos sabe que é preciso bastante cuidado para deixá-los crescer, especialmente quando ambos aparentam estar fracos e quebradiços. Entenda melhor as causas desse enfraquecimento e como driblá-lo. 

Nosso corpo é uma máquina perfeita que sempre se comunica com a gente por sinais. No caso de uma gripe, por exemplo, fica evidente que algo não está nos eixos: febre, coriza, dores pelo corpo… isso serve como alarme para que procuremos um médico antes que a situação se agrave.

Mas e quando há algo de errado, mas não há sinais tão evidentes? Às vezes não temos dores, mas nosso cabelo aparenta cair mais do que o normal, as unhas quebram ou lascam. Muito provável que isso seja carência de vitaminas.

Sua unha está realmente fraca? 

Se suas unhas descamam, lascam e quebram “na carne” ao menor esbarrar - sim, pode ser que estejam mais fracas que o “normal”. Também tem as unhas com “riscos” brancos e manchas - esses são indicadores de que algo não vai tão bem como deveria. 

A causa das unhas fracas, muitas vezes, tem relação com a causa da queda de cabelo ou fios quebradiços. 

O caso da unha que quebra facilmente é típico da deficiência de queratina. A consistência dessa proteína depende de várias reações químicas que acontecem naturalmente na estrutura dela, como se fosse uma cola capaz de unificar as fibras. Essa ligação, mantém a unha forte e saudável.

Diferenças entre queda de cabelo normal e anormal

Mulher com queda acentuada de cabelos

 

Se você perde cabelo a ponto de se questionar quando vai ficar definitivamente careca - esse texto é todo seu! Antes de tudo, precisamos frisar que é normal perder até 100 fios de cabelos por dia, então, caso você lave o cabelo a cada dois dias, pode se espantar com a quantidade de fios no ralo.

Essa queda de cabelo moderada é suuuuuper normal - dada a necessidade da renovação do couro capilar.

Porém, se você vê muitos cabelos em roupas, travesseiros ou mesmo no chão - tá na hora de agir. Repare se existem áreas na sua cabeça com falhas mais evidentes: elas podem ser fruto de uma deficiência de vitaminas. Mas vamos entender as causas mais a fundo.


O que pode estar causando isso? 

A saúde dos cabelos e unhas está muito ligada a hábitos alimentares, uso frequente de secador e chapinha, medicações (como anticoncepcionais, por exemplo) e dietas rígidas. 

Se você não ingere a quantidade ideal de vitaminas no dia a dia, pode ser vítima de queda e enfraquecimento dos fios; bem como descamação das unhas. As principais vitaminas que têm ligação com as madeixas e unhas são zinco, ferro e vitaminas do complexo B. 

A queratina e biotina também têm um papel muito importante na saúde do cabelo e unhas, visto que a segunda (biotina) auxilia na produção da primeira (queratina) que reconstrói a estrutura dos fios e ajuda a manter unidas as fibras da unha. Além disso, a biotina age também na melhora da pele e na saúde do sistema nervoso. Ela não é armazenada pelo corpo, então deve ser reposta diariamente por meio da alimentação e da suplementação.

Além dos fatores já citados aqui, também é possível que suas unhas se prejudiquem devido ao atrito causado pela prática de instrumentos musicais (como violino), uso constante de postiças, exposição constante a água e manipulação de químicos sem proteção.

Como evitar e deixá-los mais saudáveis?

Não existe uma solução mágica para o problema, mas é importante que você analise o que acontece durante seu dia a dia e pontue os fatores que podem estar relacionados à queda de cabelo e ao enfraquecimento das unhas.

Às vezes imaginamos estar nos alimentando bem dada a quantidade de comida ingerida ou mesmo por estarmos bebendo 2 litros de água por dia, mas na verdade, pode não ser bem assim. De começo, procure um nutricionista, exponha o problema e peça um protocolo alimentar individualizado.

Se você faz tintura ou procedimentos capilares constantes, avalie qual a interferência disso na queda; ou, se você possui alguma disfunção da tireoide, seus níveis de testosterona podem estar alterados - e logicamente suas unhas serão afetadas. 

Preste atenção aos detalhes - vale pedir ajuda a um especialista a fim de identificar as variáveis e traçar um plano de ação. 


Fontes:

Dr. Lucas Fustinoni


Inbeauty

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.