alimentos e câncer

Hábitos e alimentos que podem aumentar o risco de câncer

O seu estilo de vida pode interferir no aparecimento de doenças como obesidade, pressão alta e até mesmo o câncer.

Não é novidade que a forma como você trata seu corpo influencia diretamente na saúde, né? Às vezes consideramos apenas o avanço da idade como um fator de risco para o surgimento de determinadas doenças e nos esquecemos que aquelas “jacadas” sucessivas ao longo da semana também têm sua parcela de culpa.

A alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e o abandono de hábitos nocivos interfere positivamente na sua qualidade de vida, bem como no aparecimento de patologias.

Aprenda aqui com a gente como se manter saudável para aproveitar melhor a vida.

Alimentos que podem aumentar o risco de câncer

alimentos gordurosos

 

Sua dieta é um dos motivos responsáveis pela sua saúde, então, ter uma alimentação balanceada é um dos pilares principais para evitar o aparecimento de tumores.

Hábitos alimentares pouco saudáveis podem acarretar obesidade, pressão alta, doenças do coração, hepatite, diabetes e muitas outras doenças.

As células cancerígenas podem se desenvolver por diversos motivos, como sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol e até alimentação inadequada. Evitando esses hábitos é possível diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para te ajudar a focar nisso, listamos cinco alimentos que podem propiciar o aumento das células cancerígenas.

Carne processada

Carne processada nem é carne! O que tem ali é um concentrado de “restos” de carne com muitos aditivos e conservantes. Evite os embutidos e priorize carnes magras como peixes, frango e carne bovina sem muita gordura.

Frituras

O excesso de alimentos fritos em imersão em óleo oferece perigo especialmente à saúde do estômago (gastrite e úlceras) e do coração (entupimento de artérias). Estudos indicam que o composto químico chamado acrilamida, formado pelas altas temperaturas da fritura, podem aumentar o estresse oxidativo e a inflamação no corpo, que estão relacionados ao crescimento de células cancerosas.

Produtos refinados 

Farinha branca, óleo ou açúcar também são grandes vilões da saúde. A gente sabe que eles deixam produtos alimentícios com um sabor tentador, mas o ônus de consumí-los em demasia e recorrência pode ser catastrófico. A ingestão constante pode gerar estresse oxidativo no organismo, fazendo com que o corpo entre numa espécie de estado inflamatório que dificulta a identificação de células cancerígenas.

Álcool e bebidas gaseificadas

Essas duas opções de bebidas normalmente são ricas em açúcares refinados e calorias. Precisamos dizer mais alguma coisa?

Enlatados e produtos instantâneos

Produtos alimentícios como enlatados e instantâneos podem aumentar as chances de desenvolvimento de cânceres. A maioria das embalagens desses produtos são revestidas com uma substância química chamada Bisfenol A (BPA), composto que quando dissolvido nos alimentos pode causar desequilíbrios hormonais, alterações no DNA e câncer.

Mas nem só de dieta balanceada vive um corpo saudável, viu? Vamos falar um pouquinho agora sobre outros hábitos que contribuem para evitar o aparecimento do câncer.

Atividade física e sua importância na prevenção contra o câncer

casal se exercitando

 

Já deu para perceber que a prevenção se faz todos os dias com práticas saudáveis, certo? Alimentar-se bem, praticar atividades físicas e abandonar alguns hábitos danosos são uma construção diária.

Além do histórico familiar, a idade avançada, o sedentarismo e a obesidade são fatores de risco. Fazer reposição hormonal, não ter filhos, ter tido a primeira menstruação muito cedo ou entrado na menopausa muito tarde também são agravantes para o surgimento do câncer de mama.

A gordura, quando excessiva, faz com que o corpo entre em um estado inflamatório crônico, favorecendo a proliferação celular, o surgimento de mutações e, consequentemente, do câncer em várias áreas do organismo.

Nesse sentido, a atividade física regular se faz extremamente necessária, tendo em vista que mantém o corpo saudável e mais bem preparado para lidar com doenças.

Estudos apontam que o excesso de gordura corporal é um fator de risco e influencia nos hormônios. A gordura periférica em especial, aquela armazenada nas coxas e quadris, contribui para uma elevação dos níveis hormonais circulantes e aumenta os riscos de desenvolver a doença.

Caso você tenha dificuldades em perder peso, consulte seu nutricionista e o questione sobre o uso de vitaminas naturais. O Slim Simple é pode ser seu aliado no processo de emagrecimento e melhora da qualidade de vida. Ideal para quem precisa ou quer perder peso, regular o intestino, controlar o colesterol, a pressão arterial, e os níveis de açúcar no sangue; ou mesmo ajustar os níveis de cromo no corpo - o Slim Simple tem formulação de alta tecnologia e aprovação da ANVISA. 


Fontes:

 

ISTOÉ


Saúde Brasil

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.