Frutas, verduras e legumes dispostos sobre uma mesa

Entenda a influência da alimentação na sua imunidade

Quando pensamos em melhorar a imunidade, imediatamente já vem à mente a associação com a alimentação. Mas será que essa relação é correta?

É verdade que as vitaminas e minerais são fundamentais para a manutenção da saúde e imunidade, especialmente quando falamos sobre infecções. Ainda que a alimentação não garanta imunidade viral, é fato que estamos mais bem protegidos se mantivermos nossas defesas em dia - e consequentemente, nutrirmos bem nosso corpo, dormirmos bem e praticarmos atividade física.

Qual a relação entre a alimentação e a imunidade?

Como dissemos, uma boa alimentação é necessária para manter a saúde e a imunidade em dia. Dessa forma, evitamos que doenças virais e outras patologias nos acometem. As principais doenças ligadas à má alimentação são:

Gastrite

Caracterizada por uma inflamação na mucosa do estômago, é provocada por má alimentação e a realização de poucas refeições ao longo do dia. Comer em pequenas porções pode ajudar a evitar o problema, assim como suspender o consumo de alguns alimentos como café, frituras, doces, álcool, alimentos enlatados e condimentados e e outros.

Diabetes

A Diabetes tipo 1 está ligada ao excesso de peso e a obesidade. De forma geral, é importante fazer um acompanhamento com nutricionista para manter o peso corporal em dia.

Colesterol elevado

O colesterol é um tipo de gordura que garante o funcionamento normal do nosso corpo. Existem pelo menos 3 tipos de colesterol - sendo o VLDL o mais danoso e o HDL o mais saudável. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo nosso corpo e 30% é proveniente da alimentação. Assim sendo, é necessário consumir alimentos ricos em gorduras (até mesmo as gorduras boas) de forma moderada; e praticar atividades físicas com regularidade.

Obesidade

A obesidade é uma doença advinda do excesso de peso corporal (gordura). Via de regra ela é ocasionada pelo excesso na ingestão calórica e redução no gasto de energia. Aqui também é importantíssima a presença de um profissional da nutrição para personalizar uma dieta que atenda às necessidades nutricionais de cada paciente.

Hipertensão

Caracterizada pelo aumento da pressão arterial, é um dos principais fatores de risco para infartos e outras doenças cardiovasculares.

Para evitar o desenvolvimento, a indicação é que se reduza o consumo de sal e alimentos ricos em sódio - como os ultraprocessados. Praticar atividades também é necessário.

Alimentos que podem te ajudar a dar um UP no sistema imune

Frutas, verduras e legumes sobre uma mesa visto de cima

 

Os alimentos que contribuem diretamente na manutenção da imunidade são principalmente as frutas, verduras e vegetais, como o morango, a laranja, as sementes, brócolis, frutos secos, peixe e afins.


Esses tipos de alimentos também auxiliam na proteção às células do organismo contra mutações que provocam doenças como câncer, além de ajudar no combate à infecções e inflamações.


Conheça um pouco mais sobre cada um:

Morango

Rico em vitamina C, o morango ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo. Algumas pesquisas afirmam que a vitamina C é ótima para combater doenças respiratórias e sistêmicas, sendo sua indicação para consumo de 100 a 200 mg por dia. Além do morango, a laranja, acerola, kiwi e o brócolis são ricos em vitamina C.


Batata-doce

Ótima aliada para ajudar na manutenção do sistema imune, pois contém vitamina C, E e antioxidantes. A vitamina A possui função importante no trato de doenças infecciosas, sendo importante mantê-la na dieta.


Salmão

Famoso por ter ômega-3, o salmão contribui para a regulação das células de defesa do organismo, além de contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares.


Sementes de girassol

Rica em vitamina E, ajuda na proteção contra substâncias tóxicas a nível celular, radiações e radicais livres. Também são ricas em zinco, mineral importante para a manutenção do sistema imune.

Iogurte natural

Possui bons probióticos para o intestino - considerado por muitos especialistas como o “segundo cérebro”. Ajuda a regular o sistema imune frente a uma resposta infecciosa, além de fortalecer e aumentar as defesas do organismo.

Frutos secos

Frutos secos como amêndoas, amendoins, nozes ou castanhas são ricos em zinco, que - além de contribuir para a manutenção do sistema imune, ainda ajuda na recuperação de tecidos e cicatrização de machucados. 

Spirulina

É uma alga muito usada como suplemento dada sua extensa lista de benefícios, que contemplam desde a manutenção da imunidade a propriedades anti inflamatórias. 

Normalmente encontrado em pó, a spirulina é ótima para ser usada em sucos, vitaminas ou consumido no formato de cápsulas.

Linhaça

O consumo regular de linhaça promove o aumento das defesas do corpo, já que é rica em ômega-3 fibras e lignanas. Possui função anti inflamatória.

Alho

Um dos alimentos mais populares quando o assunto é defesa do corpo. A alicina, composto presente no alimento, possui atividade antimicrobiana, o que inibe o crescimento da população de bactérias, vírus e fungos. 

Além disso, ajuda a diminuir processos inflamatórios e melhorando a resposta do sistema imune.

Cúrcuma

Raiz muito usada como tempero, em infusões ou cápsulas. A cúrcuma possui um composto chamado curcumina, que protege o corpo do dano causado pelos radicais livres. Além disso, contribui para uma melhor resposta a agentes invasores, ativando macrófagos e destruindo células infectadas.

Alimente-se bem e ostente imunidade!

Já deu pra entender que comer bem é fundamental para manter um corpo saudável e resistente a doenças - especialmente as infecciosas. Caprichar na ingestão de vitaminas e minerais é a melhor alternativa para garantir o bem-estar.

O acompanhamento de uma nutricionista é muito válido - especialmente nos casos de restrições alimentares e reeducação; momento em que os indivíduos se encontram em situações mais sensíveis de adequação. 

Para não haver nenhum tipo de deficiência de minerais ou vitaminas, além de tomar a dieta como prioridade, é possível fazer uso de suplementação alimentar.

Vitaminas e suplementos para melhorar a imunidade

Criança comendo laranja

 

Os principais nutrientes que auxiliam na saúde do sistema imunológico são: Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Ácido fólico, Carotenoides, Zinco, Selênio. A quantidade diária recomendada para ingestão varia de acordo com a substância e as características de cada pessoa. 

No entanto, os especialistas sugerem a ingestão de frutas diárias, de 3 a 5 porções de 100 gramas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda consumo de, no mínimo, 400 gramas de frutas, verduras e legumes diariamente.


A Simple possui um Multivitamínico com formulação avançada e as maiores quantidades de vitaminas e minerais por dose do mercado. Com chancela da ANVISA, o Multivitamínico é ideal para ajudar na manutenção da imunidade, combate ao envelhecimento e carências alimentares - especialmente nos casos de restrições ou dietas hipocalóricas


Fontes:

Viva Bem - UOL

Tua Saúde

Radar Proteste

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.