Mulher sentada no sofá pensativa

Ansiedade e depressão: sintomas e principais diferenças

Ansiedade e depressão são transtornos que caminham de mãos dadas, mas têm causas, sintomas e tratamentos diferentes

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão no mundo todo. Só no Brasil, são cerca de 11,5 milhões de pessoas com a doença.

Quando o assunto é ansiedade, contabiliza-se 264 milhões no mundo e cerca de 19 milhões no país - quadros que muito possivelmente tiveram um agravante com a pandemia e o isolamento social. 

Mas afinal, qual a diferença entre uma patologia e outra?

O que é ansiedade?

Homem mordendo a cutícula

 

Sentir “algo ruim” diante de situações que geram estresse, medo ou expectativa é normal; o problema real vem quando isso se torna recorrente e corriqueiro. Quando o sentimento se expressa de forma ampla e constante, nos impedindo de cumprir tarefas, nos isolando de pessoas e eventos sociais ou mesmo nos afastando do trabalho - existe o risco de transtorno de ansiedade.

As reações físicas e mentais são variadas e acarretam diversos problemas para o corpo e a mente.

Sintomas de ansiedade

  • medos irracionais;
  • insegurança;
  • pânico;
  • comportamentos obsessivos constantes;
  • problemas com o sono;
  • medo de falar em público;
  • preocupação em excesso.

O que é depressão?

Mulher sentada no chão

 

A depressão pode ser definida como uma patologia crônica que consiste na falta ou na ausência de serotonina - hormônio associado à comunicação neuronal. A falta de serotonina pode causar a perda de interesse por eventos corriqueiros e tarefas diárias, trazendo diversos prejuízos para o indivíduo e também à família.

Sintomas de depressão

  • cansaço extremo;
  • alterações no sono;
  • dificuldade de concentração;
  • irritabilidade;
  • angústia.

Flo Simple


Principais diferenças entre ansiedade e depressão

Ansiedade não é sinônimo de depressão. Elas costumam aparecer juntas, no entanto, cada uma possui seu quadro sintomático e tratamento adequado.

A depressão possui graus diferentes - variando de uma forma mais leve a uma mais grave. Geralmente as pessoas deprimidas não sentem nenhum prazer ou motivação em desempenhar tarefas que antes traziam satisfação e alegria. Em muitos casos, podem se tornar desleixadas, evitando até hábitos de higiene pessoal.

Uma pessoa com depressão se vê como uma inútil; e pensa que sua vida não tem sentido ou propósito algum. É normal sentir-se frequentemente insegura e fazer alusões à morte. Em muitos casos, podemos observar comportamentos de automutilação associados.

Já a ansiedade causa um comportamento constante de apreensão, medo e alerta extremo - mesmo em situações cotidianas. É normal o portador de ansiedade criar desfechos negativos em sua imaginação para eventos que nem aconteceram - e viver refém desses cenários. 

Durante essas situações de estresse intenso, o corpo tende a liberar altas cargas hormonais que aumentam a pressão sanguínea e colocam o organismo em estado de “fuga ou luta”. Sendo assim, pessoas ansiosas vivem constantemente sob efeito dessas substâncias, o que é danoso para a mente e o corpo.

É possível prevenir ansiedade e depressão?

Sim, é possível prevenir ambas as doenças praticando hábitos saudáveis, como meditação, exercícios físicos e dieta balanceada. Conversar com pessoas queridas ajuda a aliviar o estresse do dia a dia e afasta pensamentos obsessivos, fóbicos e hipocondríacos, que podem levar a um quadro de transtorno de ansiedade e depressão.
É claro que o ideal é sempre o acompanhamento de um profissional para identificação e tratamento de ambas as patologias, mas, podemos elencar aqui algumas dicas simples e saudáveis para evitar que elas apareçam.

Dicas para prevenir ansiedade e depressão

Duas mulheres conversando sentadas em uma mesa

 

1 - Praticar atividades físicas

A atividade física libera hormônios que causam sensação de bem-estar, além de ser essencial para a saúde mental como um todo.

2 - Cuidar da higiene do sono

Respeite a necessidade do seu corpo - durma o suficiente para encarar as tarefas do dia a dia. A falta de sono regular pode causar - além de depressão e ansiedade - acidentes de trânsito, variação do humor, queda no rendimento no trabalho e outros.

3 - Alimente-se bem

Uma dieta balanceada nos provê os nutrientes necessários para manter o bem-estar, qualidade de vida e imunidade.

4 - Conversar

Converse com pessoas queridas. Freud dizia que “falar é a própria terapia” - e é mesmo. Ao conversar sobre assuntos estressantes, chegamos a conclusões mais sólidas e ouvimos opiniões diferentes.

5 - Faça o que te dá prazer

Engaje-se em atividades lúdicas para “distrair a cabeça”: assista uma série ou filme, brinque com seus filhos, faça um curso online ou monte um quebra-cabeças.

6 - Evite pensamentos negativos

Talvez dos hábitos que prejudiquem sua saúde mental, esse seja o mais difícil de se colocar em prática, afinal, é difícil ter controle da nossa mente. Mas tente desviar os pensamentos ruins incluindo no lugar uma ação positiva - treino, meditação ou estudo.

Caso você precise de uma forcinha extra, vale procurar um médico de confiança ou nutricionista para fazer um checkup e validar se todas as vitaminas e minerais estão em dia. 



Fontes:

Bem-estar - G1

Telavita

Marcelo Parazzi

18 comentários

Estou muito triste, depressão, problemas financeiros, insônia !!!

Lucyana

As pessoas que sempre me deixa depressiva! Minha sogra sempre me maltratou me humilhou na frente de todo mundo por ela ser idosa eu nunca falei nada sempre aguentei calada hoje em dia já não aguento mais, não aguento, não aguento.

Jaine COSTA queiroz

Vivo num mundo de fantasia, eu tô vivendo minha vida como se tudo estivesse normal mais eu sei que não tá já tentei tira minha vida, mais não consigo tô passando uma que Só Deus mesmo sinto muita falta dele .

Miriam

Sono desânimo de tudo

Janaina Ivone ferreira

Estou com problemas, com insônia ,e muita ansiedade eu nao sei oq estar acontecendo é muito ruim ficar assim ,muitos pensamentos ruins

Fernanda

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.