mulher sentada frente ao computador

Mindfulness: Meditação e produtividade no trabalho

Prazos apertados, rotinas estressantes que geram ansiedade e perda de produtividade e foco ao menor sinal de distração externa. Existe uma forma de melhorar esse cenário - e totalmente de graça. 

O mundo corporativo pode ser bastante estressante; disso já sabemos. São muitos os gatilhos que nos desestabilizam mentalmente e contribuem para uma drástica queda de produtividade. 

Mensagens no Whatsapp, uma olhadinha no Facebook, ruídos do ambiente, problemas pessoais, pensamentos aleatórios, interrupções de colegas… quando nos damos conta, já estamos no “piloto automático”, realizando um trabalho mecânico, sem a concentração adequada.

A meditação pode ajudar bastante a evitar ou amenizar esse problema. A técnica Mindfulness, quando aplicada no trabalho, usa vertentes da meditação para otimizar sua produtividade, aliviar o estresse diário proveniente das cobranças e de um ambiente pouco salutar e evitar o burnout

O que é mindfulness?

mulher sentada em frente ao computador, meditando

 

O mindfulness (do inglês “mindful”, que significa “atento”, “cuidadoso”, “alerta”), também chamado no Brasil de “atenção plena” ou “consciência plena”, é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, de origem oriental.

No mindfulness são priorizadas as experiências presentes, ou seja, é um estado de atenção em que o indivíduo se concentra unicamente no momento em que está vivendo (atual), deixando de lado as vivências passadas ou prospecções futuras.

O mindfulness usa técnicas de meditação para alcançar esse estado de atenção plena, ignorando distrações externas e aumentando seu foco no trabalho.

Apesar da meditação estar frequentemente associada a questões espíritas, ela possui grande embasamento científico. Os benefícios da meditação são estudados desde o final da década de 1970 e várias descobertas foram feitas desde então.

Tendo sido relatados pela comunidade muitos benefícios atribuídos à meditação, as técnicas de mindfulness ganharam enormes proporções - sendo recomendadas até como tratamento da depressão, dependências químicas ou transtornos fóbicos em alguns países.

Mindfulness no trabalho

mulher sentada frente ao pc, meditando

 

A meditação funciona como um exercício mental em que as funções cognitivas são melhoradas, resultando no aumento do foco, criatividade e concentração; bem como na diminuição do estresse, ansiedade e tempo para tomada de decisões.

Além disso, investir em técnicas de meditação e alternativas para o alívio do estresse também podem reduzir as taxas de turnover e absenteísmo.

Segundo dados da Previdência Social, o estresse é o 3º lugar no ranking das causas que mais provoca afastamento do trabalho por longos períodos, perdendo apenas para traumas provocados por acidentes e doenças por esforço repetitivo.

Dessa forma, os empresários estão valorizando cada vez mais a saúde mental dos seus funcionários - tendo em vista que um funcionário “feliz” desempenha melhor seu trabalho.

7 benefícios da prática de mindfulness no trabalho

Com os benefícios da meditação já comprovados pela ciência, fica impossível refutar a prática dentro do escritório.

1 - Aumento do foco e concentração

mulher com as mãos na cabeça

 

Como o objeto de atenção do mindfulness é o agora, a técnica otimiza o foco seletivo - ou seja, o colaborador investe sua energia na resolução de um problema por vez.

2 - Redução do estresse e ansiedade

mulher estressada

 

Estudos indicam que a prática de mindfulness reduz os estímulos da amígdala (região cerebral responsável pela resposta ao estresse), o que evita sensações como medo, raiva, e ansiedade. 

3 - Melhora a memória e a criatividade

Mulher com post its colados no corpo

 

Como a mente fica mais livre para novas ideias, a criatividade e memória acabam sendo favorecidas; bem como a resposta mais assertiva nos momentos de tomadas de decisão ou em soluções complexas. 

4 - Aumento da satisfação no ambiente de trabalho

mulher trabalhando feliz

 

Como a técnica estimula o autoconhecimento e comportamentos mais altruístas, as relações entre pessoas acabam melhorando bastante.

5 - Aumenta a produtividade 

grupo de pessoas no trabalho

 

Essa já era de se esperar - visto que a mindfulness ajuda a melhorar e aumentar o foco. Pessoas mais focadas e menos distraídas produzem mais e melhor. 

Como praticar meditação (mindfulness)?

mulher meditando

 

Agora que você já entendeu a importância da meditação para o aumento da sua produtividade e qualidade de vida no trabalho (e fora dele também); vamos tentar colocar em prática algumas dicas simples e meditar ainda hoje?

  • Escolha um horário em que seja possível relaxar, sem distrações;
  • Escolha um lugar confortável, tranquilo e silencioso. Silencie o celular e use protetores auriculares, se possível;
  • Use roupas confortáveis e adequadas para a temperatura do local;
  • Acomode-se, feche os olhos e comece a respirar devagar e profundamente.
  • Se concentre nos movimentos do abdômen, e não do peito;
  • Leve sua atenção para o seu corpo, incluindo as sensações físicas, como o contato com o chão ou cadeira, temperatura da pele e possíveis desconfortos;
  • Em seguida, passe a se concentrar na sua própria respiração. Sinta o ar entrar e sair dos pulmões.
  • Se não conseguir controlar os pensamentos, não se preocupe. É o esforço de trazer o foco de volta para a sua respiração que fortalece a capacidade do cérebro de se concentrar.

O tempo investido nesse exercício pode ser de 3 minutos - conforme os resultados forem aparecendo e você se sentir mais confiante com a prática, é possível aumentar o intervalo progressivamente.

O uso de suplementação para melhorar o humor, o sono e diminuir os picos de estresse também pode ajudar bastante na sua produtividade dentro do ambiente de trabalho. 





Fontes:


Blog do São Bernardo


Neon

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.