mulher encarando doces sob a mesa

Picolinato de cromo: o que é, benefícios e como tomar

Famoso por “cortar a vontade por doces”, o picolinato de cromo é um componente com uma extensa lista de benefícios

Você acha que conseguiria se manter firme na dieta se não sentisse uma vontade in-con-tro-lá-vel por chocolates? Estudos recentes afirmam que o picolinato de cromo pode inibir a vontade por doces, e, de quebra, ajudar na redução do peso corporal. Ainda que sua principal função no corpo seja potencializar os efeitos da insulina - o que promove a redução nos níveis de gordura no corpo - o picolinato de cromo ainda aumenta a sensação de saciedade e contribui no controle da vontade insaciável por doces.

O que é picolinato de cromo?

formulação do picolinato de cromo

 

O picolinato de cromo é um suplemento composto por ácido picolínico e cromo, normalmente encontrado em cápsulas. A Simple tem uma formulação que associa o picolinato de cromo a outros componentes naturais, como: psyllium (que ajuda na regulação intestinal, controle glicêmico, aumento da saciedade e proteção contra doenças do coração) e a quitosana (controla e previne diabetes, ajuda na cicatrização, regula os níveis de colesterol, auxilia no emagrecimento e previne a prisão de ventre) - deixando o produto muito mais completo e benéfico ao organismo.

Quais os benefícios do picolinato de cromo?

mulher mostrando sobra da calça jeans

 

Apesar de ter ficado bastante famoso por auxiliar na diminuição do desejo por doces, o picolinato de cromo possui uma grande lista de benefícios:

1 - Reposição de cromo

O picolinato de cromo é usado quando há deficiência de cromo no organismo. A análise é feita por meio de um exame específico chamado "Cromo plasmático" (ou apenas Cromo) e o médico avalia e prescreve a quantidade ideal a ser ingerida para sanar a carência.

2 - Ajuda a regular o açúcar no sangue

Como ele aumenta a sensibilidade à insulina - hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue - pode acarretar benefícios aos diabéticos e resistentes à insulina.

3 - Ajuda a manter a saúde cardiovascular

O picolinato auxilia a manter os níveis de colesterol bom e ruim e também os triglicerídeos. Dessa forma, evita que placas de gordura sejam formadas nas veias e que doenças do coração se instalem. 

4 - Poder antioxidante e anti-inflamatório

O picolinato de cromo exerce atividade antioxidante e anti-inflamatória, principalmente em pessoas com hiperinsulinemia ou diabetes.

5 - Favorece o emagrecimento

Como ele controla a vontade por doces e a compulsão alimentar, acaba contribuindo na redução do peso corporal.

Devido ao fato do picolinato de cromo estar relacionado com a síntese de serotonina, também pode interferir com a dopamina e, por isso, alguns estudos indicam que esse suplemento pode ter ação antidepressiva e ansiolítica.

Como tomar picolinato de cromo?

Slim Simple

 

Nossa primeira recomendação sempre será buscar um médico para que afira suas necessidades individuais. Porém, no caso do Slim Simple, indicamos o uso de duas cápsulas, 3 vezes ao dia - antes das principais refeições. 

A ingestão cerca de meia hora antes das refeições contribui para o aumento da sensação de saciedade - visto que o produto possui bastantes fibras em sua composição. A ingestão de água é indispensável para que as fibras cumpram seu papel.

O picolinato de cromo possui contra-indicações?

símbolo de proibido para gestantes

 

O picolinato de cromo não deve ser ingerido por pacientes que possuam hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pessoas com insuficiência renal ou alguma doença grave, grávidas e lactantes. No caso do Slim Simple, que possui outros componentes em sua formulação, também não recomendamos o uso por pessoas alérgicas a crustáceos - visto que o produto contém quitosana; assim como o grupo populacional menor de 19 anos. 

Possíveis efeitos colaterais do uso de picolinato de cromo

O picolinato, assim como o Slim Simple, são muito bem tolerados, sendo raras as ocorrências de efeitos adversos.

No entanto, devemos considerar que uma minoria pode apresentar: náusea, vômito, insônia ou dores de cabeça.

É importante que as pessoas diabéticas falem com seu médico antes de utilizar esse suplemento, já que pode ser necessário fazer ajuste da dose do hipoglicemiante, além de, nesses casos, também ser necessário controlar os níveis de glicemia durante o período de uso do suplemento, de forma a evitar crises de hipoglicemia.


Fontes:


Tua Saúde


Manipulaê


GNT

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.