Conheça os sabotadores do emagrecimento e evite-os!
Quem já tentou começar uma dieta e não conseguiu levar adiante por muito tempo levanta a mão! Brincadeiras à parte, existem alguns “vilões” do emagrecimento que podem ter te ajudado a sabotar seu plano alimentar. Conheça alguns deles aqui.
Todo mundo possui alguma dificuldade para perder peso e, muitas delas estão ligadas especialmente ao sedentarismo e consumo de alimentos ultraprocessados (e pouco saudáveis). Mas essa “luta” não se resume apenas a isso: o desequilíbrio hormonal também é um desafio na eliminação do peso corporal.
Segundo estudos na área da neurociência, foram identificados cerca de 20 sabotadores de dieta - fatores que impedem você de começar e levar seu plano adiante. Neste texto, vamos explicar o que são os sabotadores da dieta e apresentar como superá-los!
O que são os sabotadores do emagrecimento?
“Sabotar” é agir com a intenção de enfraquecer ou prejudicar alguém. Neste contexto, trata-se de prejudicar a si mesmo no processo de perda de peso.
Isso acontece porque perder peso não é um acontecimento instantâneo; e pode ser um pouco mais desafiador do que o esperado se “manter na linha” todos os dias. Sendo assim, embora sua mente consciente saiba exatamente o que fazer, seu corpo quer te proteger do sofrimento.
Tipos de sabotadores do emagrecimento
Quando fixamos a ideia de que precisamos emagrecer, criamos objetivos claros que sempre envolvem reeducação alimentar e exercícios físicos.
Mas ao começar a agir e atingir algumas metas, nossa cabeça prega algumas peças e logo descuidamos - o que pode nos tirar do foco de vez e ajudar a nos levar ao efeito sanfona.
Muitas vezes confundimos nossos sentimentos e nem nos damos conta da autossabotagem em nossas vidas. Por isso é necessário se manter sempre alerta e aprender a identificar com clareza os sinais. Separamos aqui os mais comuns para ajudar você neste processo:
Falta de motivação
Esse é com certeza um dos mais comuns. Procure se auto analisar e identificar os gatilhos (fatores) que impedem você de chegar nos seus objetivos. O que pode ser feito para melhorá-los?
Pratique atividades com as quais você se identifica e trazem bem-estar. Vale também buscar ajuda de profissionais de educação física e nutrição.
Ansiedade
Esse é um fator com muito peso de decisão sobre nossos comportamentos. Ele pode causar episódios de compulsão alimentar, especialmente por doces, gorduras, pães e outras fontes de carboidratos refinados, alimentos pouco saudáveis para o consumo e de alto valor calórico.
É comum a compulsão por esse tipo de comida - já que eles estimulam a produção de serotonina - um hormônio que gera prazer, aliviando momentaneamente a lembrança da obesidade/excesso de peso.
Desorganização
É muito complicado ter uma “vida normal” no caos. Isso reflete muitas questões da nossa vida e, naturalmente, algumas estão ligadas ao emagrecimento.
Criar uma rotina de atividades físicas e nutrição pode ajudar (e muito!) na sua perda de peso. Pessoas organizadas são mais felizes e saudáveis.
Falta de foco
A falta de foco pode te desviar do objetivo e seduzi-lo a pensamentos autossabotadores. Uma dica muito relevante é priorizar as coisas, por exemplo: se você está determinado a acordar às 8H todos os dias e correr, deixando as “escapadas alimentares” apenas para os finais de semana, tente focar nisso e nos benefícios que esses comportamentos trarão a médio e longo prazo.
Procrastinação
“Ah, é só hoje que vou comer isso” ou “amanhã eu vou treinar sem falta!” são algumas das desculpas que todo mundo já usou pelo menos uma vez na vida.
Para evitar esse tipo de cilada, liste suas prioridades do dia e tente cumpri-las sem exceção. Crie metas que façam sentido a longo prazo e possam ser realizadas “de verdade”, pois de nada adianta querer fazer tudo de uma vez.
Esses são os tipos mais comuns de autossabotadores que existem. E você, já usou algum deles como desculpa para não atingir seus objetivos? Se sim, saiba que não está sozinho! Conta pra gente aqui nos comentários!
Fontes: