Atividades que causam sonolência, mas prejudicam a qualidade do sono
Muitas pessoas têm dificuldade para dormir e, mesmo se esforçando para colocar a higiene do sono em dia, ainda praticam alguns hábitos que interferem no processo
Distúrbios, fatores externos e alguns hábitos podem afetar a qualidade das suas noites de sono. Se você passa boa parte das noites contando carneirinhos, confira a lista que preparamos pra você com alguns fatores que podem prejudicar seu descanso.
Fatores ambientais
A calmaria no ambiente é fundamental para trazer paz e uma boa noite de sono. Uma das primeiras coisas a se fazer é avaliar o local onde você está dormindo para entender se é possível melhorá-lo. Existem alguns pontos importantes a se observar:
Eletrônicos no quarto
Pessoas que usam o quarto como home office, ver TV ou jogar no PC estão colocando o sono de qualidade em risco.
A luz que estes dispositivos emanam (mesmo em stand by) imita a luz natural. Isso pode fazer com que seu o ritmo circadiano acredite que ainda é dia e retarde a liberação do hormônio do sono - melatonina. Quem utiliza o quarto para outra coisa senão dormir ou namorar deve reduzir esses estímulos imediatamente se quiser dormir bem.
Luminosidade
Além da luz dos dispositivos, a luz natural também interfere na regulação do seu ciclo sono-vigília. Ficar exposto à luz do dia pela manhã pode ajustar seu corpo a despertar; tanto quanto não se expor à luz no período noturno pode induzir ao sono.
Use cortinas que bloqueiam a luz solar (blackout), mantenha as luzes desligadas enquanto dorme e deixe seu celular virado com a tela para baixo ou em uma gaveta ao lado de sua cama; se ele vibrar ou acender, não irá te atrapalhar.
Temperatura
Seu quarto deve ser um pouco mais frio que os demais cômodos da casa. A temperatura ideal gira entre 15 e 20º. Isso porque quando começamos a adormecer, a temperatura do nosso corpo cai naturalmente. Se deixarmos a temperatura externa mais baixa, isso tende a acelerar o processo de “pegar no sono”.
Barulho
Parece óbvio, mas, não podemos deixar de mencionar que os sons atrapalham - e muito - o sono, fazendo com que as pessoas não consigam dormir ou que acordem repetidamente durante a madrugada.
Alguns barulhos fogem ao nosso controle, como os barulhos da rua, por exemplo; ou alarmes. Por isso, uma boa opção é investir em um ruído branco que “abafe” esses sons indesejados, como no caso do ventilador.
Razões comportamentais
Muitas vezes, a baixa qualidade do sono é decorrente das escolhas que você faz ao longo do dia.
Usar dispositivos eletrônicos antes de dormir
A luz “desperta” - isso é fato. Dormir na claridade é péssimo; tanto quanto usar dispositivos que simulam a luz do dia perto da hora de deitar. Maratonar aquela série a noite ou estender um pouco a partida do vídeo game pode ser fatal para que você durma mal.
Sedentarismo
Não se exercitar regularmente ao longo do dia pode interferir na qualidade do sono. Em contrapartida, treinar próximo à hora de dormir pode te induzir a permanecer acordado, pois aumenta sua temperatura corporal. Priorize as atividades físicas antes das 19H, se possível.
Cochilos
Embora algumas culturas sejam adeptas dos cochilos no almoço, quem sofre de insônia ou qualquer outra dificuldade para dormir deve evitar cochilar ao longo do dia. Vale o alerta: a sonolência diurna excessiva pode sugerir um distúrbio – como a apneia do sono.
Hábitos alimentares
Se você realmente quer um sono de qualidade, preste bastante atenção ao que come e quando come.
Alimentos e bebidas que contém cafeína devem ser evitados após o almoço e especialmente próximo à hora de dormir. Comidas picantes, ricas em proteínas ou gorduras, podem gerar refluxo, azia e desconforto estomacal.
Existem alguns chás que podem ajudar a dormir melhor - mas atenção ao comprar: algumas formulações podem conter cafeína!
Consumo de álcool
Ao contrário do que muitos pensam, beber álcool próximo a hora de deitar não ajuda a induzir o sono. Ele pode causar sono fragmentado e má qualidade assim que começa a metabolizar.
Problemas emocionais
Estresse, preocupações, medo ou ansiedade podem causar problemas no sono. Muitas das vezes as perturbações se dissipam quando o distúrbio emocional é resolvido. No entanto, devemos nos atentar para que esses sentimentos não evoluam para uma doença mais complicada, como depressão ou transtorno de ansiedade - que podem causar estragos ainda maiores no sono.
Distúrbios do sono
Existem alguns distúrbios que nos fazem sentir como se não estivéssemos dormindo o suficiente, como:
- Insônia;
- Síndrome da perna inquieta;
- Síndrome do sono insuficiente;
- Apneia obstrutiva do sono.
Se você acredita que suas dificuldades ao dormir podem ser causadas por um distúrbio do sono, fale com seu médico de confiança e pergunte se um estudo do sono é adequado para o seu caso.
Existem algumas vitaminas que podem auxiliar você a dormir melhor, como a Flo Simple. Flo Simple possui uma formulação à base de Magnésio, Vitamina B6, Niacina, Ácido fólico e L-triptofano - um aminoácido essencial que estimula a produção da serotonina no sistema nervoso central. A serotonina é um neurotransmissor fundamental para estabilizar o humor e regular o apetite e o sono. Quando utilizado como suplemento alimentar, o L-triptofano ajuda no tratamento de distúrbios de sono, sintomas da TPM, estresse e depressão leve a moderada.
Fontes: