Mulher abraçando seu reflexo no espelho

A importância do autocuidado para a saúde mental

Embora essa pauta esteja muito em alta nos últimos anos, ainda existe uma parcela que tem certa relutância em acreditar no poder do cuidado com a saúde mental

Ansiedade, depressão e outros transtornos mentais: para alguns, tudo isso não passa de “besteiras”. Muitas vezes até escutamos colocações semelhantes a “isso é falta de trabalhar e ocupar a cabeça” ou “para de mimimi”. Logo, essa galera não compreende a importância do cuidado com a saúde da mente.

Como anda a sua saúde mental?

Mulher ouvindo música, rodeada de coisas que gosta: chá, meias quentes, bule

 

Em quais momentos da vida você se preocupa com sua saúde mental? De quanto em quanto tempo você pára tudo para conferir se a mente anda em dia? As pessoas vivem sempre tão ocupadas, com a rotina cheia de atribulações, que muitas vezes essas questões acabam passando despercebidas. 

Cuidar de si mesmo é fundamental para desempenhar com excelência qualquer outro papel - seja de filha, marido ou mesmo funcionário. Estresse, depressão, ansiedade… nada disso deve ser ignorado e tratado como um resfriado, que vem e passa rapidinho. Em algumas ocasiões, a melancolia e a angústia passageira podem evoluir para quadros mais intensos que demandam mais atenção e inspiram cuidados diferenciados.

Não ignore os alertas

Mulher sentada e triste

 

Seu corpo sempre sinaliza quando algo não vai muito bem: dores de cabeça, mal-estar, náuseas ou aquele famoso “aperto no peito”. Fingir que esses sintomas não existem pode te colocar em uma situação muito mais complicada no futuro. O excesso de estresse e ansiedade podem desencadear patologias que alteram seu estado emocional - levando consequentemente à depressão, síndrome do pânico e outras doenças mentais graves.

Para ter uma ideia de como anda sua saúde mental, comece a refletir sobre suas emoções e pensamentos. Nos últimos dias ou meses, você tem se sentido cansado, irritado, triste, sem motivação ou entediado? Sua mente é dominada por pensamentos negativos que refletem diretamente no seu humor?

Se você não consegue se lembrar da última vez em que foi inundado por sentimentos de alegria ou paz interior, tá na hora de parar com a loucura do dia a dia e dedicar um momento apenas para você.

A saúde mental e a importância do autocuidado

O autocuidado é um conjunto de bons hábitos, posturas e valores que visam o bem-estar emocional, psicológico e físico. Como engloba muitas esferas da vida, é super eficaz para cuidar da saúde mental, e pode (deve) ser feito diariamente em qualquer lugar ou instante.

Você cuida de si quando interrompe um relacionamento que te faz mal, quando lê ou livro ou vê um filme que gosta ou mesmo quando decide deixar o expediente no horário exato de saída numa sexta-feira após uma longa semana de trabalho.  

Em outras palavras, o autocuidado é saber aproveitar os mínimos detalhes, ainda que, num primeiro momento, essas ações não pareçam tão importantes.

Tenha um compromisso consigo mesmo

Ainda que sua rotina seja corrida, entenda que cuidar de si, de fato, é o seu compromisso mais importante porque ele garante a saúde, disposição e bom humor necessários para o seu funcionamento diário.

A pandemia e o isolamento trouxeram um novo significado para o autocuidado: o luto, a contração da doença, o desemprego, a ociosidade e o medo contribuíram para um aumento significativo dos casos de depressão e ansiedade; então gerou-se uma necessidade coletiva de falarmos sobre isso.

Como desenvolver o autocuidado?

Uma pessoa que nunca tentou se dedicar a sua saúde mental pode ter uma certa dificuldade em começar. Mas a Simple separou algumas dicas para facilitar o processo:

Terapia

terapia familiar

Fundamental para te ajudar a descobrir as origens ou gatilhos dos seus sintomas de ansiedade e depressão, o acompanhamento com um psicólogo é um dos principais pilares do tratamento. 

Mudança de hábitos

alimentação

 

Incluir bons hábitos na rotina é essencial para elevar a qualidade de vida. Além da alimentação balanceada e exercícios físicos, alguns outros comportamentos podem impactar drasticamente no bem-estar. 

Se comparar aos demais, por exemplo, ou reclamar constantemente da sua vida, coíbem a uma descarga emocional de estresse e melancolia. Reflita então sobre seus hábitos e como eles fazem você se sentir de verdade. 

Técnicas de relaxamento

meditação

 

As técnicas de relaxamento compõem os autocuidados para transtorno de ansiedade, estresse e fobias. Há quem considere os churrascos e bebedeiras com amigos como uma forma de relaxamento após uma semana desgastante.

Apesar desses momentos de descontração ajudarem a afastar a negatividade, eles não possuem o mesmo efeito de métodos desenvolvidos exclusivamente para o relaxamento do corpo e a limpeza da mente. 

Para relaxar, você pode:

Autoconhecimento

autoconhecimento

 

De certo modo, o autoconhecimento e o autocuidado estão ligados, pois, quanto mais você se conhece, mais tranquilidade você sente.

Ao saber suas capacidades, valores, expectativas, crenças e comportamentos, você acaba tendo uma vida mais serena. Isso acontece porque você confia em si mesmo e sabe que, caso uma situação adversa venha à tona, será possível dar a volta por cima.

Mudança de mentalidade

Esse talvez seja o passo mais difícil, mas o primeiro que deve ser tomado. Se uma pessoa não está disposta a modificar a forma como encara a vida e a si mesma, a mudança pode demorar a acontecer.

Muitas das vezes, o que uma pessoa precisa para combater a estagnação e a infelicidade é uma mudança de postura. Ter mentalidade positiva atrai somente coisas boas e nos motiva a ter mais autoconfiança, amor-próprio, alegria e bons relacionamentos.

Comece a investir em si mesmo já! Existem alguns suplementos que auxiliam na melhora do humor, na qualidade do sono, concentração e memória. Consulte seu médico e entenda qual a medida mais imediata a ser tomada - mas não deixe de fazer terapia!


Fontes:


Vittude


Dicas de Mulher

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.